Abaixo-assinado REDUÇÃO DOS SALÁRIOS DOS VEREADORES

Para: Câmaras Municipais de todas as cidades brasileiras

VAMOS INICIAR UM MOVIMENTO PARA REDUÇÃO DO SALÁRIO DOS VEREADORES?
ELE PODE SE CHAMAR: MOVIMENTO REAGE CIDADÃO
O QUE É PRECISO FAZER? Basta se comprometer consigo próprio, de somente votar nas próximas eleições para vereadores, nos candidatos que prometerem e concordarem por documento escrito e registrado em cartório a receber apenas uma remuneração fixa e mensal de no máximo 10 salários mínimos.
COMO SE MOBILIZAR? É simples. É só ler os motivos e a proposta abaixo, estar de acordo, divulgar, passar para os parentes, amigos e colegas. Nada mais!
* Quem quiser, pode colocar seu nome e e-mail no campo de Comentários desta página. Ajuda a dar credibilidade a idéia.

OS MOTIVOS:
É aceitável que um vereador ganhe muito mais que um professor, um médico, um engenheiro? E muitos deles sequer têm estudo. Quando muito segundo grau. Alguns, como agora o Tiririca, mal sabem ler e escrever, se elegem para ocupar um alto cargo na Câmara Federal.

A gente sempre diz que anda indignado, para não dizer revoltado, com o atual sistema político brasileiro. Não passa um dia sem que haja uma denúncia de corrupção, desvios, roubos mesmo. Reclamamos que os salários dos parlamentares são astronômicos, muita mordomia, verbas para passagens aéreas, auxilio telefone, auxilio alimentação, auxílio moradia, verbas para contratar auxiliares de gabinetes.

Entra ano, sai ano, veem eleições, novatos são eleitos, outros reeleitos permanecem, promessas de austeridade são feitas, muitos projetos serão votados, benefícios e melhores condições de vida são prometidos para o povo.
O tempo passa, o mandato acaba, a mordomia e os desvios se repetem. Tudo continua do jeito que sempre esteve e que os políticos querem. Ninguém quer mudar nada.

A PROPOSTA:
Sair do imobilismo e do processo de apenas reclamar e se indignar com os salários, os desvios, os roubos e os desmandos da classe política, e partir para uma atuação mais objetiva, direcionada e provocativa, buscando disseminar entre as pessoas do nosso relacionamento uma idéia simples de mudança na forma vergonhosa e ultrajante de remuneração dos vereadores de Belo Horizonte, e que pode vir a ser o início de uma profunda Reforma Política no Brasil.

? Propor como primeira medida prática para a moralização da política, que os eleitores da Capital votem somente em candidatos a vereadores nas próximas eleições de 2012, que se comprometam publicamente a cumprir o que segue abaixo:

? Receber mensalmente apenas um salário fixo como remuneração pelo cargo de vereador, estipulado em no máximo 10 salários mínimos;

? Cumprir uma jornada de trabalho de 06 horas diárias e corridas de segunda a sexta-feira;

? Aceitar não receber, ou se receber, não utilizar quaisquer outras verbas pagas pela Câmara Municipal aos demais vereadores, como auxílio moradia, verba de gabinete, auxílio gasolina, etc;

? Concordar em depositar os valores excedentes recebidos por exigências da lei em uma conta bancária especial e bloqueada, para ter o seu total destinado no fim do ano a entidades filantrópicas;

? Aceitar que cada vereador tenha a sua disposição no gabinete apenas dois funcionários, de preferência concursados pela Câmara Municipal;

? Esses funcionários trabalhariam também 06 horas diárias cada um, podendo ser locados um pela manhã, outro à tarde;

? Aceitar registrar este compromisso em cartório, que será tornado público;

? Concordar com as determinações, proibições, multas, protestos e processos de execuções constantes no documento registrado em cartório, para o caso de descumprimento do compromisso assumido.

QUER SABER NO QUE VAI DAR?
Se houver adesão à proposta e cada um espalhar a idéia, que é simples, de somente votar nos candidatos a vereador que concordarem em receber mensalmente apenas 10 salários mínimos, algumas mudanças certamente virão.

? Teremos candidatos eleitos aceitando o compromisso de um salário fixo no meio de outros recebendo altos salários, verbas e mordomias;

? Haverá discussões, debates, questionamentos e constrangimentos entre os dois grupos;

? Com a atuação dos vereadores de salário fixo e o apoio dos eleitores e a divulgação da mídia, é bem provável que ainda no primeiro mandato a Câmara Legislativa Municipal se veja obrigada a alterar suas leis e normas internas e se adequando aos compromissos dos novos parlamentares.

? Poderá haver uma redução no número e no perfil dos candidatos a vereador nas próximas eleições. Acontecendo isto, estará aberta uma excelente oportunidade de líderes comunitários se apresentarem como candidatos, trazendo assim uma autêntica representação política na Câmara Municipal.

Abaixo-assinado REDUÇÃO DOS SALÁRIOS DOS VEREADORES, para Câmaras Municipais de todas as cidades brasileiras foi criado por: Movimento Reage Cidadão.