Abaixo-assinado Troca na Presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Para: Ilma. Presidente da República Federativa do Brasil

Ricardo Teixeira é presidente da Confederação Brasileira de Futebol desde 1989 (há 22 anos) e já tem garantido o título de presidente por mais tempo no cargo, muito acima do segundo colocado.

Durante sua eternização no poder, o campeonato brasileiro de futebol masculino passou por inúmeras vergonhas, como as incontáveis "viradas de mesa" e benefícios a clubes em quase todas as divisões da competição, contrastando com o jogo duro e prejuízos causados a clubes independentes de seu poder.

Sem consultar um número representativo de jornalistas, dirigentes, torcedores, jogadores, ex-jogadores e treinadores, sem nem mesmo estudar o assunto por um tempo considerável, Ricardo Teixeira mudou e bagunçou toda a história do campeonato brasileiro através de suas "canetadas".

O futebol feminino do Brasil alcançou resultados expressivos nas competições mundiais, mas muito mais em virtude de suas atletas atuarem nos grandes centros mundiais, pois o futebol feminino no Brasil é tratado quase em nível amador.

A seleção brasileira deixou de ter identificação com o torcedor, pois quase todos os atletas atuam em clubes do exterior, mesmo quando temos opções de melhor nível em terras brasileiras. Sem falar na monopolização dos jogos acontecendo em terras estrangeiras e, quando raramente acontecem no Brasil, se concentram nas capitais dos estados do sudeste e sul, principalmente RJ e MG.

Ricardo Teixeira tem incontáveis acusações de condutas ilegais e imorais denunciadas pela imprensa brasileira e mundial, inclusive de manipular dirigentes de clubes brasileiros em troca de favores e benefícios.

Por conta de tudo isso e do pouco caso com o qual este senhor trata a maior paixão do povo brasileiro que elegeu a primeira presidenta na história deste país, desejamos a troca imediata no poder da entidade, com a realização de eleições transparentes. Desejamos o poder de voto igualitário entre dirigentes de clubes, jogadores, ex-jogadores, treinadores, jornalistas esportivos e torcedores de futebol.

1.153 Pessoas