Abaixo-assinado COPA DE 2014 SIM! MONOTRILHO NÃO!

Para: Todos os amazonenses

ABAIXO A MONOTRAMA

VOCÊ PAGA IMPOSTO. VOCÊ VOTA, ENTÃO VOCÊ PODE E DEVE AJUDAR A FAZER MELHOR A SUA CIDADE.

Monotrilho é apenas uma obra cara que enfeia a cidade e que não resolverá nosso problema de trânsito nem de transporte, como não resolveu em nenhum país do mundo, e seu preço é o dobro do BRT...

Leia abaixo* texto claro e contundente do escritor amazonense Márcio Souza apresentando as razões porque devemos ser absoluta e resolutamente CONTRA esta MONOTRAMA.

Considerando que você ama Manaus e valoriza o dinheiro com que paga tanto imposto, Assine este abaixo assinado aqui e ajude a livrar Manaus desta obra anacrônica e corrupta.

Além do resumo do texto abaixo*, você poderá lê-los na íntegra neste site e ainda ver o vídeo que compara o monotrilho, por um custo de um bilhão e trezentos milhões, e o BRT QUE CUSTA MENOS DA METADE, 600 milhões.

Mude para melhor a história de nossa cidade.

___

1º Artigo - ARROGÂNCIA IMPRESSIONA - autor: Márcio Souza (*)

É impressionante a arrogância dos tecnocratas do governo do Estado, no que diz respeito ao projeto do Monotrilho. Eles são verdadeira-mente impossíveis, não se rebaixam a dar explicações aos simples cidadãos preocupados com o iminente desperdício de dinheiro público, numa opção de transporte urbano de massas que foi largamente repudiada na Europa e nos Estados Unidos.

O projeto do Monotrilho continua a ser listado entre as obras a serem encetadas pelo governo estadual, seguida de um silêncio sepulcral quanto à viabilidade e quais os interesses que estão nos bastidores. Repito aqui o que já escrevi antes: o monotrilho é uma navalhada no rosto urbano da capital amazonense. É obra de quem não tem raízes e nem respeito à cidade.

A coisa se agrava na medida em que o prefeito Amazonino Mendes, com sua larga experiência de administrador, desaprovou o Monotrilho. E apresenta a opção correta: o BRT - Bus Rapid Transit, que em português quer dizer: Trânsito Rápido de Ônibus. Quem já passou por Cali e Bogotá, na Colômbia, ou em Hamburgo, na Alemanha, sabe como o sistema funciona e é eficiente.

A construção desse malfadado Monotrilho é um acinte aos nossos brios, tal qual a pretensão de alguns empresários gananciosos que querem construir um porto de carga no Encontro das Águas.

Nossas forças vivas precisam dar um basta nesses arrivistas preconceituosos, que pensam que aqui podem excretar suas ambições de enriquecimento rápido brutalizando a nossa cidade e o povo. No caso do Monotrilho, o prefeito Amazonino tem a resposta correta, que o é o BRT, bem mais barato e mais eficiente.

Manaus – Agosto - 2010

_________

2º Artigo - Monotrilho: Transporte Equivocado

Na Europa, apenas uma cidade tem monotrilho. A cidade é Woopperthal, na Alemanha, e ostenta a duvidosa honra de ter sido a pioneira, já que seu mostruoso e agressivo monotrilho foi fundado em 1901. Todos os outros monotrilhos existentes na Europa são de curta distância e servem a zoológicos e parques temáticos.

Curiosamente cidades que experimentaram monotrilhos tiveram os mesmos desativados quase que imediatamente.

A Europa, que mantém hoje a tradição de administrações republicanas e cuidado com o bem estar de sua população repudiou esse meio de transporte...

E o que dizer dos EEUU? Lá, em 1964, durante a grande exposição Universal em Nova York, um monotrilho futurista assombrou os basbaques... em 65 o monotrilho desapareceu por ser um sistema inseguro e dispendioso, além de degradar o espaço por onde passa. Nos EEUU apenas os parques da Disney possuem monotrilhos, que funcionam da mesma forma que os brinquedos.

O problema é que o índice de acidentes nos monotrilhos,com vítimas fatais tem sido maior que nos brinquedos propriamente ditos...

O certo meus sete leitores, é que há internacionalmente uma repulsa aos monotrilhos. E devemos perguntar: que interesses escusos estão tentando nos enfiar um destes trambolhos goela abaixo? Será Manaus um zoológico?

Manaus – Março de 2011

__________

Leia os dois artigos na íntegra, no site www.monotrama.com.br