Para: Ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner.

Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados na Cidade de Canudos na Bahia, solicita a construção de um Centro de Educação Profissionalizante do Sertão de Canudos, a fim de preparar os jovens deste município que já concluíram seu ensino médio e hoje esperam por um curso de qualificação ou sai de sua terra para buscar de melhores condições de vida na capital, isso quando tem condições.

Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado um conflito civil, chamado de Guerra de Canudos ou Massacre de Canudos. Ele teve a duração de quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida pelos incansáveis guerreiros, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento, que mostrava o descaso dos governantes com relação aos problemas sociais em nosso país, este grupo formado por jagunços e sertanejos que apenas reivindicavam emprego, igualdade social, educação e liberdade, foram tratados como animais que mesmo com uma faca em seu pescoço e forçados a falarem viva a Republica, insistiam em gritar “Viva ao Belo Monte”. E como dizia Euclides da Cunha "o sertanejo é antes de tudo um forte", com isso foram degolados, calados de forma violenta pelo governo da Bahia e a Republica em 05 de outubro de 1987. O massacre foi tão grande que não escaparam mulheres, idosos e nem crianças.

E é por isso que na certeza de termos nosso pleito atendido, por uma forma de desculpas, encaminhamos este documento em duas vias a serem protocoladas em seu Gabinete conforme assinadas por todos os cidadãos.

Abaixo-assinado Construção de um Centro de Educação Profissionalizante do Sertão de Canudos, para Ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner. foi criado por: Cidade de Canudos.