Abaixo-assinado Financiamento publica de campanha para as proximas eleições

Para: Câmara dos Deputados e Senado Ferderal

O processo eleitoral brasileiro se caracteriza pela "tênue" exclusão dos cidadãos que não dispõem de recursos financeiros, possuindo, entretanto capacidade administrativa, de gestão e dignidade suficientes para ocupar os cargos eletivos disponíveis, nos poderes Executivos e Legislativos. Os custos proibitivos das campanhas remetem somente os representantes das classes mais abastadas, raríssimos exemplos do contrário, ao exercício deste direito, definindo um perfil de político comprometido com as elites e/ou representante grupos muito específicos, em descumprimento vergonhoso da nossa Carta Magna. É vexatória a afirmação da parte de alguns analistas políticos na mídia de que “o povo brasileiro não consegue entender o significado do financiamento publico de campanha, acredita apenas que com a adoção desta medida vá haver mais despesas para o Governo” e que, portanto, será melhor manter as coisas como estão. Como entendemos não ser complicado ou mesmo impossível esclarecer a questão para o povo brasileiro, e preocupados com o perfil dos nossos representantes, nos dirigimos, através deste abaixo assinado, aos Excelentíssimos Senhores Deputados e Senadores para externar nosso desejo da aprovação na Reforma Política em curso, o direito legítimo de financiamento público de campanha.