Para: Gerência de Monumentos e Chafarizes, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Abaixo-assinado

À Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Att. Gerente de Monumentos e Chafarizes
Ilma. Sr.ª Arquiteta e Urbanista, Profª Vera Dias

Cidadãos e Cidadãs, abaixo-assinados, vêm SOLICITAR a V. S.ª que mande providenciar, de forma urgente e definitiva a Recuperação das Obras que têm valor de alta significação para a Cultura Negra no Rio de Janeiro e no Brasil, envolvendo inúmeros aspectos, inclusive valores de Religiosidade e Fé, a saber:

1 – Intervenção para a restauração da obra do artista Mário Cravo, intitulada EXU DOS VENTOS, cuja localização original é a via expressa da Linha Amarela.

Essa escultura foi ali colocada no governo municipal do arquiteto Luiz Paulo Conde, no ano de 2000, tendo o fato provocado muita polêmica entre adeptos de segmentos evangélicos, inclusive com manifestações explícitas de intolerância religiosa e étnica. É de nosso conhecimento que a “cabeça” da escultura encontra-se em poder da Gerência de Monumentos e Chafarizes representada por Vossa Senhoria.

2 - Intervenção urgente e necessária para a revitalização e preservação da PRAÇA dos PRETOS VELHOS, localizada no bairro de Inhoaíba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A praça está em completo estado de abandono, além de a imagem alusiva aos Pretos Velhos necessitar de restauração imediata.

Desde 1983, com a Lei Municipal 476 de 14 de dezembro de 1983, a Praça já estava contemplada com a realização da festa do Preto Velho, em Inhoaíba, como parte do calendário oficial de eventos do Município do Rio de Janeiro. A referida Lei, ampliada pelo Prefeito Eduardo Paes, foi substituída pela Lei municipal nº 5146/2010, de 07/01/2010 que, dentre outras disposições sancionou que

“§ 5º São datas comemorativas e eventos do mês de maio:
[...]
XXIII – nos dias 13, 14 e 15 de maio, a Festa Cívico-Religiosa do Preto Velho, junto ao Monumento ao Preto Velho, na Praça do Preto Velho, em Inhoaíba. [...]

Mui Respeitosamente,
Rio de Janeiro, 24 de março de 2011

Por reconhecer como verdadeira a necessidade da Recuperação das Obras que têm valor de alta significação para a Cultura Negra no Rio de Janeiro e no Brasil, envolvendo inclusive valores de Religiosidade e Fé, estou de acordo com o teor deste abaixo-assinado e assino este manifesto.

Abaixo-assinado Restauração da obra Exu dos Ventos e Revitalização da Praça dos Pretos Velhos, Rio de Janeiro, para Gerência de Monumentos e Chafarizes, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro foi criado por: Memorial Lélia Gonzalez.