Abaixo-assinado Revista dos Tribunais : aumento do preço dos periódicos juridicos

Para: Editora Revista dos Tribunais

Nós, profissionais bibliotecários, com atuação na área jurídica, abaixo-assinados, vimos apresentar nosso descontentamento em razão do aumento das assinaturas de periódicos editados pela Editora Revista dos Tribunais, referentes ao ano de 2011. O aumento variou de 67% (Revista de Direito Ambiental, Revista de Direito Constitucional e Internacional, Revista de Direito do Consumidor) a 115% (Revista dos Tribunais - impressa). Nos órgãos públicos, a previsão orçamentária de 2011 teve como base os valores de 2010, portanto, este aumento, sem comunicação prévia, trouxe questionamentos de caráter administrativo por parte dos setores responsáveis pela ordenação de despesas. Em algumas instituições, caso seja autorizada a contratação dos produtos, os recursos dependerão de suplementação orçamentária. As instituições privadas questionam o aumento e pensam em cancelar a renovação das assinaturas. Outra questão que precisa de esclarecimento, para os órgãos públicos, é em relação à certidão de exclusividade, pois tanto a RT quanto as empresas comerciais que representam os produtos estão apresentando tal certidão. Registramos, na oportunidade, que nos mantemos atentos e zelosos com as aquisições para as bibliotecas jurídicas. Aguardamos pronunciamento.