Abaixo-assinado contra o pacote de ajuste fiscal da Prefeitura Municipal de Curitiba

Para: Prefeitura Municipal de Curitiba e Câmara Municipal de Curitiba

No dia 27 de março de 2017, o prefeito Rafael Greca enviou à Câmara Municipal de Curitiba 12 projetos de lei que podem provocar o desmonte dos serviços públicos da cidade. Dentre os projetos, estão alguns que atacam diretamente os direitos dos trabalhadores do município: um deles permite que a Prefeitura saque imediatamente mais de R$ 600 milhões do fundo de aposentadoria dos funcionários; outro autoriza o adiamento da reposição salarial que deveria acontecer em março. Há também projetos que propõem o fim dos planos de carreira; aumento do desconto previdenciário; atraso no pagamento das férias e criação de um fundo privado de aposentadoria.

Essas medidas vão piorar a vida dos trabalhadores da Prefeitura. Isso acontece não só porque seus salários ficarão menores agora e ao longo dos anos, mas porque sua aposentadoria estará comprometida. A Prefeitura quer economizar retirando direitos de quem trabalha. Esse é o mesmo discurso utilizado pelo governo estadual, pelo governo federal e pelos empresários para garantir seus lucros. São as mesmas medidas que estamos vendo em outros cantos do país, agora, em nossa cidade. Esta é, portanto, uma luta de todos!

Por isso, nós, abaixo-assinados, cidadãos de Curitiba, mães, pais e familiares das crianças que estudam na rede municipal, professoras, professores e demais trabalhadores exigimos a rejeição imediata dos projetos que retiram direitos conquistados ao longo das últimas décadas pelos trabalhadores da Prefeitura, com o intuito de garantir a qualidade dos serviços públicos da nossa cidade.