Abaixo-assinado contra a alteração de edital da SAA que aumenta o prazo mínimo exigido para transferência de cursos e/ou de turnos. 2017-1

Para: Ilma. Márcia Abrahão Reitora da Universidade de Brasília

Nós, abaixo-assinados, estudantes da Universidade de Brasília e sociedade civil, vimos requerer de V.S.ª, e demais responsáveis, que

Interfira de forma contrária à possibilidade de alteração no edital de Transferência Interna da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) - que visa prolongar o prazo mínimo requerido de 2 para 3 semestres concluídos do curso e/ou turno de origem.

pelos seguintes motivos:

Tendo em vista que, ao entrar em contato com a vida acadêmica, os alunos deparam-se com um leque enorme de possibilidades, muitos mudam de percepção em relação ao seu curso de origem ou encontram outros cursos mais condizentes com o seu perfil. Sendo assim, a transferência interna é um mecanismo que possibilita que tais alunos não abandonem os estudos e que evita a permanência dos mesmos em áreas que lhes é motivo de frustrações.

Dado o calendário dos editais, ao aumentar o prazo de 2 semestres concluídos para 3 semestres concluídos, a Universidade acaba por forçar os alunos a cursarem 2 anos (4 semestres) de um curso para que, então, seja possível a transferência para outro curso.

Dessa maneira, geram-se gastos desnecessários para os cofres públicos, para as famílias dos estudantes e, sobretudo, para a sociedade brasileira. Ademais, da maneira atual, já é deveras complicado que se alcance o limite mínimo de créditos exigido para a transferência - dado que a oferta de vagas para diversas disciplinas é bastante limitada e nem sempre contempla a todos os alunos.

Em razão do exposto, e contando com vossa responsabilidade e comprometimento com a educação brasileira, bem como capacidade de diálogo, solicitamos de V.S.ª o máximo empenho para solucionar esta situação.