Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Manifesto pela permanência da Professora Silvana Elias como Secretaria Municipal de Educação de Uberaba

Para: Exmo. Sr. Prefeito reeleito de Uberaba Paulo Piau Nogueira

Excelentíssimo Sr. prefeito,

Ao longo destes quatros anos da sua gestão temos acompanhado a sua ética, transparência profissional e bom senso para conduzir o nosso município rumo ao progresso. É preciso parabenizá-lo por sua gestão democrática, participativa e humana. Entretanto, também se faz necessário alertá-lo para as consequências do que está prestes a fazer.
Desde sua reeleição há rumores, que a cada dia ficam mais fortes, sobre a intenção de substituir para a sua próxima gestão a nossa atual secretária, professora (por formação e educadora por excelência) Silvana Elias Pereira Silva por um determinado engenheiro (que não é professor por formação) para comandar a pasta da educação, que merece estar sob a gestão de um profissional formado e atuante na área.
Durante este período em que a professora Silvana esteve na gestão da educação municipal, seguindo as suas diretrizes Sr. prefeito, tivemos ganhos enormes. Nós, professores, fomos mais valorizados, mais ouvidos, mais preparados e até mesmo motivados para exercer nossa prática pedagógica. Com ela a frente da pasta, o sonho da educação em tempo integral eficiente e de qualidade ganhou corpo, vestes e reconhecimento da maioria da comunidade escolar. Os jovens puderam ser protagonistas na transformação da escola e comunidade. A valorização da arte, cultura, esporte e tecnologia nos currículos escolares possibilitaram a descoberta de novos talentos. Aprendemos a ser mais humildes pedagogicamente e reconhecer na formação continuada a base para a reflexão de nossa prática docente. Os bons indicadores de qualidade da educação municipal, obtidos a partir das avaliações externas, apenas foram possíveis pela liderança e sabedoria da nossa secretaria. A educação pudera ser vista com outro olhar mais humanizador e com a capacidade de transformar a sociedade, pois este é o objetivo da educação: transformar a sociedade em que vivemos por meio dos cidadãos que ela forma. Ganhamos autonomia e voz dentro dos espaços escolares, pois ela nos ouviu e nossas falas contribuíram para a construção da educação municipal.
Como podemos concordar com sua intenção de mudar o técnico de um time que está ganhando? Seria sensato nós, professores, nos mantermos calados quando estamos prestes a presenciar o que poderíamos chamar de "grande perda para a educação municipal"?
Senhor prefeito, as alianças política e as promessas de cargo para apoiadores da sua campanha colaboraram para sua reeleição, mas não de maneira unânime. As verdadeiras e fortes razões para sua reeleição se resumem nos profissionais (e por coincidência mulheres) que se destacaram e conseguiram concretizar as propostas do seu plano de gestão que outrora nos fora apresentado. A nossa atual Secretaria Municipal de Educação, professora Silvana Elias, fora uma destas mulheres de fibra que conseguiram, juntamente com o senhor, colocar Uberaba como destaque no cenário nacional.
Excelentíssimo prefeito, peço que use mais uma vez sua sabedoria para reafirmar com a população uberabense, que confiou e confia em sua competência, o compromisso com a educação municipal.
Hoje, não há um professor que eu conheça e não esteja sofrendo com a angústia, ansiedade e tristeza em saber que no dia 1º de janeiro de 2017, quando o senhor tomar posse para o novo mandato, talvez não tenhamos mais a professora Silvana como nossa secretaria. Estamos sentidos e entristecidos com a incerteza do que será da educação municipal nos próximos quatro anos. A alegria, motivação, inteligência e sabedoria da nossa secretaria (e eterna secretaria municipal de educação) talvez não nos acompanhe na jornada.
Senhor prefeito, escrevemos este manifesto na espera que ela chegue ao destinatário, o senhor, para que nossa voz, dos profissionais da educação municipal, seja mais uma vez ouvida com o apelo para que nos conceda a honra de permanecermos por mais quatro anos com a nossa secretaria municipal Professora e educadora Silvana Elias.
Aos nossos colegas de profissão que carregam neste momento o mesmo sentimento, pedimos que somem força e voz a este manifesto. Pela campanha #ficasilvananaeducação nós dizemos sim.



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
7 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar