Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela obrigatoriedade da Gestão Ambiental na graduação de Eng. de Produção da UFMG

Para: Colegiado do curso de Eng. de Produção da UFMG

As questões ambientais nunca estiveram tão em voga. A ameaça do aquecimento global é real e já apresenta uma projeção de aumento irreversível da temperatura no mundo em 1,5°C até meados deste século segundo relatório do Banco Mundial. Abrigando cerca de 60% da maior floresta do mundo, o Brasil possui papel decisivo na mitigação destes impactos.

Na contramão de uma tendência mundial, o congresso brasileiro ainda insiste em medidas que degradam nossos recursos naturais em prol de uma gestão agrícola e extrativista irresponsável. Em 2012, os senadores aprovaram a flexibilização do nosso Código Florestal de forma a anistiar décadas de desmatamento ilegal. Também não podemos esquecer que há exatamente dois anos nosso estado foi palco de um dos maiores desastres ambientais do mundo com o rompimento da barragem de Fundão no município de Mariana.

A importância do papel da sociedade civil no impedimento de ações que comprometam o meio ambiente é indiscutível. Neste contexto, nós, enquanto futuros Engenheiros de Produção, temos um grande poder de articulação tanto no âmbito civil quanto dentro das organizações para influenciar a tomada de decisões que primem pela continuidade da vida em nosso planeta.

Hoje, a Gestão Ambiental já é uma das áreas da Engenharia de Produção identificadas pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), inclusive sendo obrigatória nos cursos de graduação da USP (PRO2814) e UFRJ (EEI057). Até este semestre, a única oferta de disciplina na área ambiental prevista como optativa da graduação de Engenharia de Produção na UFMG é a ESA109 oferecida pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Porém o foco é distante das demandas da produção, visto que aborda temas como tratamento de afluentes e ciclos biogeoquímicos, sem aprofundar nas questões próprias dos métodos e técnicas de gestão ambiental da produção.

Diante de tal conjuntura, solicitamos a inclusão da obrigatoriedade da Gestão Ambiental em nosso currículo na UFMG. A disciplina foi ofertada como optativa por um professor do DEP pela primeira vez neste semestre e trata da interação entre sociedade, economia e meio ambiente, discutindo processos participativos e instrumentos da gestão ambiental tanto no setor público quanto no privado, em empreendimentos agrícolas e industriais. O conteúdo também inclui a introdução às políticas e legislação ambiental, desenvolvimento sustentável e certificações ambientais.

Esperamos que essa medida permita que o Engenheiro de Produção da UFMG se torne capaz de compreender a diversidade de fatores, públicos e interesses que as questões ambientais abarcam, de forma a incitar por parte das empresas e do poder público a tomada de ações ambientalmente responsáveis.



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
42 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar