A VALORIZAÇÃO DA RIQUEZA NACIONAL

Para: POVO BRASILEIRO CONGRESSO NACIONAL

O NIÓBIO É UM ELEMENTO QUÍMICO, DE SÍMBOLO Nb, NÚMERO ATÔMICO 41, DA TABELA PERIÓDICA. O BRASIL DETÉM SOZINHO 98,43% DAS RESERVAS DESSE ELEMENTO QUÍMICO (NO RESTO DO MUNDO, 1,57%, O CANADÁ DETÉM 1,11% E AUSTRÁLIA 0,46%). NÃO É UM COMPOSTO E NÃO PODE SER SINTETIZADO, OU SEJA, QUEM TEM, TEM. Em 2010, um documento secreto do Departamento de Estado americano, vazado pelo site WikiLeaks, incluiu as minas brasileiras de nióbio na lista de locais cujos recursos e infraestrutura são considerados estratégicos e imprescindíveis aos EUA. Nós já temos o monopólio deste átomo que compoõe nosso universo, poderemos alavancar nosso progresso com ele.

É muito utilizado nas ligas metálicas, em especial na produção de aços especiais utilizados em tubos de gasodutos. Embora estas ligas contenham no máximo 0,1 % de nióbio, esta pequena porcentagem confere uma grande resistência mecânica ao aço e maior leveza. A estabilidade térmica das superligas que contêm nióbio é importante para a produção de motores de aeroplanos, na propulsão de foguetes e em vários materiais supercondutores. O nióbio é atualmente empregado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, em tomógrafos de ressonância magnética, na indústria aeroespacial, bélica e nuclear, além de outras inúmeras aplicações como lentes óticas, lâmpadas de alta intensidade, bens eletrônicos e até piercings. Outras aplicações incluem a soldagem, a indústria nuclear, a eletrônica, a óptica, a numismática e a produção de joias.

1. O Nióbio brasileiro é considerado material estratégico e deverá ser explorado por empresa pública e seu comércio deverá ser feito, pelo governo federal, em cotas sempre abaixo da procura garantindo sua valorização e com exigência de que haja para nós, transferência de tecnologia pelos os países interessados. Serão produzidas quantidades abaixo da procura garantindo assim uma política de valorização do minério.
2. Os minerais brasileiros que sejam considerados estratégicos deverão ser explorados por empresas totalmente nacionais e fiscalizados por órgão estatal próprio.