Petição 001/2018 - Abaixo-assinado para melhorar segurança Pública do Bairro Valparaíso em Santo André encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública de Santo André e para o Comando da PM

Para: Secretaria de Segurança Pública e Batalhão da PM

Santo André, 20 de abril de 2018

Petição 001/2018

Abaixo-Assinado para melhorar a Segurança Pública no Bairro Valparaíso – Santo André

Ilustríssímo Sr. Secretário da Segurança Pública de Santo André – SP
Ilustríssimo Sr. Comandante do Batalhão da Polícia Militar de Santo André

Tem o presente abaixo-assinado a finalidade de levar ao conhecimento de V.Sas. o grande problema que os moradores do Bairro Valparaíso em Santo André enfrentam diariamente: Trata-se de roubos e furtos que ocorrem com grande frequência, chegando a ser diários.

Anexo a essa petição V. Sas. encontrarão um pen-drive com as imagens das câmeras de segurança de nossas casas ou comércio. Tais imagens mostram que existe um “modus operandi” característico dos criminosos. Na grande maioria dos casos, esses indivíduos nos abordam quando chegamos ou saímos
de nossa residência, caracterizando a abordagem por 2 pessoas em uma moto, armadas e violentas. Já ocorreu caso na Rua Atibaia (está nos vídeos anexos) onde houve um “arrastão” com duas motos (quatro indivíduos), abordando dois carros de moradores distintos simultaneamente.

Já tivemos comércios e residências invadidos e saqueados durante o período da tarde, carros com pneus roubados, abordagens violentas com porte de armas, pai de família sendo obrigado a se deitar no chão enquanto seu filho ficava na mira de um revólver. Um dos moradores do Bairro chegou a ser
baleado dentro de sua própria casa e escapou da morte por muito pouco.

Não temos mais paz, nem tranquilidade. Temos medo de sair e de chegar em casa ou em nosso trabalho. Saímos para trabalhar com medo, além de temermos pelo retorno de nossos filhos para nossa casa após as aulas. O comércio da região não tem segurança nenhuma em manter as portas abertas. Não importa mais a hora ou o dia: os marginais rondam nosso bairro constantemente.

Ilustríssimos, temos a certeza que as imagens/filmagens falarão por si. Precisamos de providências e, para tal, nos organizamos de maneira a trazer até V. Sas. o conhecimento dos fatos. Não queremos que nossa cidade seja vista como violenta. Não queremos expor à toda a população o que está ocorrendo
em nossa região. Não queremos divulgar esses fatos para a grande imprensa.
Por isso, antes que tal atitude seja necessária, solicitamos vossa ajuda. Mais que isso, precisamos de vossa ajuda. Com toda a autoridade que lhes é de direito imputada, temos a certeza que, uma vez conscientizados dos fatos, V. Sas. tomarão as providências necessárias para que possamos ter um pouco de paz em nossas casas.

Solicitamos o aumento imediato de patrulhamento na região, com mais viaturas e maior policiamento percorrendo nosso bairro. Estamos sendo prisioneiros dentro de nossa própria casa.

Apelamos ao Vosso comando para que tal situação seja resolvida/amenizada com brevidade, antes que uma tragédia maior aconteça. Até agora, perdemos carros, bens, tranquilidade e até mesmo nossa dignidade, mas tememos, acima de tudo isso, a perda de nossa vida ou a perda da vida de nossos entes. Assim sendo, solicitamos providências imediatas.
Sendo o que tínhamos para o momento, subscrevemo-nos certos de que V.Sas. tomarão as atitudes necessárias.

Atenciosamente

Moradores do Bairro Valparaíso – Santo André - SP

OBS: A referida petição compreende as seguintes ruas: Rua Atibaia, Rua Rio Preto, Rua Xingu, Rua
Amparo, Rua dos Morrados, Rua dos Incas, Rua Tupi, Rua Cruzeiro, Rua Tapajós, Rua Taipas,
trecho da Av. Atlântica compreendido entre o início e o fim da Rua Xingu.