AUXÍLIOS PARA CUIDADORES FAMILIAR E SEUS ENTES QUERIDOS

Para: Exmo Sr Presidente da Republica -Câmara dos Deputados- Comissão Proteção aos Idosos -Previdência Social -Comissão de pessoas com doenças degenerativas em geral - Comissão de pessoas deficientes

A cada dia vemos Cuidadores Familiares com sequelas irreversíveis devido aos cuidados diuturnamente de seu ente querido com doença degenerativa.
Milhares de Cuidadores renunciaram sua vida em prol do ente querido, e com isto passam a sobreviver das migalhas de 1 salário mínimo que sobram do idoso, ou de de qualquer outro que, sabendo se que este valor não dá nem para arcar com os medicamentos necessários, para estes tipos de doenças.
Observando estes aspectos relevantes como as modificações no estilo de vida do cuidador e familiares, a sobrecarga física e emocional decorrente do cuidado, cansaço e estresse manifestados em irritabilidade, frustração, tristeza, solidão sentimentos frequentemente relatados, estando estes associados ao convívio diário com o doente, falta de recursos financeiros para se manter.
Considerando a necessidade imperiosa de ações práticas a curto e médio prazo no sentido de amenizar a situação drástica em que se encontra os Cuidadores Informais de Doenças Degenerativas, nós, Cuidadores Familiares, familiares e profissionais de saúde da área, convocamos e solicitamos as autoridades competentes a estabelecerem, de imediato, seu apoio e ações práticas considerando as seguintes prioridades:
- Reconhecimento da DEMÊNCIA como uma prioridade nacional de saúde pública e de política social, já que o número de pessoas aumentam absurdamente, tendo como exemplo uma de nossas de 39 anos, com Demência Precoce.
- Reconhecimento da urgência da implementação de uma lei de AUXILIO CUIDADOR FAMILIAR PARA PESSOAS QUE CUIDAM DE PESSOAS COM DOENÇAS DEGENERATIVAS, no valor de 1 SALÁRIO MINIMO para se manterem durante os cuidados com o ente querido,
- Reconhecimento da urgência da implementação de uma lei de AUXILIO FUNERAL para custear as despesas oriundas do falecimento do ente querido.
- Direito a tratamento de saúde devido as sequelas adquiridas pelo tempo oriundas desta doença, já que o mesmo não tem mais nenhum recurso devido ao tempo integral dedicado ao ente querido, sem direitos a uma vida digna e com qualidade.
- Realização de uma campanha nacional patrocinada pelo poder público em parceria com a grande mídia, para alertar e informar sobre os sintomas e os primeiros sinais da doença com vistas ao seu diagnóstico precoce, e consequente retardo da evolução e melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras e de seus familiares;
- Realização de um debate nacional que envolva as autoridades executivas e legislativas, cuidadores, profissionais além de formadores de opinião, políticos, sociais e econômicos que instrumentalize e ponha em curso ações emergenciais desta ação de alta e inadiável necessidade.
- Realização de um projeto Doenças Degenerativas x Escolas, com palestras e informativos de como lidar com esta doença, sabendo se que, milhares de alunos ainda não tem noção do que ocorre com um ente querido vitimado.
Dentre mais reivindicações, o Cuidador Familiar e pessoas com Doenças Degenerativas necessitam
· Transportes para acamados
· Conscientização Social
· Assistência Social
· Atendimento Domiciliar
Aproveitando as reivindicações acima informamos que necessitamos do apoio mundial, pois esta doença está sendo a bancarrota de nossa família.
Cuidando de nossos entes queridos perdemos a noção de espaço, tempo, perdemos a nossa identidade pois estamos sozinhos, não há quem nos ajude , não há quem nos estenda as mãos.
O mundo precisa saber o que passamos, as nossas necessidades, da dor que é ver nossos pais, avós, familiares indo embora de nossas vidas, sem ao menos nos dizer adeus.
Precisamos de ajuda e conscientização mundial...
Olhem por nós!!!

Atenciosamente
GRUPO ” UM SUJEITO CHAMADO ALZHEIMER “

AUXÍLIOS PARA CUIDADORES FAMILIAR E SEUS ENTES QUERIDOS, para Exmo Sr Presidente da Republica -Câmara dos Deputados- Comissão Proteção aos Idosos -Previdência Social -Comissão de pessoas com doenças degenerativas em geral - Comissão de pessoas deficientes foi criado por: https://www.facebook.com/groups/redeila/.
5.469 Pessoas