Nota de repúdio dos acadêmicos de Jornalismo

Para: Universidade Franciscana

Os acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana, vem, por meio desta nota, manifestar a indignação e repúdio ao ato cruel de cunho racista praticado na sala 606, do prédio 14, na noite do dia 29 de outubro de 2018. Sala essa que aprendemos sobre comunicação, democracia, ética e direitos humanos.
Tal atitude não condiz com os respectivos professores, funcionários e alunos deste curso, principalmente porque é dever do jornalista dar voz as minorias e visto que a Universidade é, por excelência, um espaço democrático de diálogo e aprendizado entre diferentes correntes de pensamento deve ser fomentado, a fim de que, dialeticamente, seja construído o pensamento científico.
Nós, abaixo assinados, viemos a público protestar veementemente contra o ato praticado. A agressão é um crime conforme Lei nº 7.716, Art. 20, que dispõe a pena para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Repudiamos o desrespeito, a intolerância, o preconceito, o ódio e qualquer forma de discriminação na Universidade.
Defendemos a liberdade de expressão, mas não compactuamos com tal ato, que não diminuirá as energias nem os esforços para investigação.

Artigo 9° do Código de Ética
É dever do jornalista:
– Divulgar todos os fatos que sejam de interesse público;
– Lutar pela liberdade de pensamento e expressão;
– Defender o livre exercício da profissão;
– Valorizar, honrar e dignificar a profissão;
– Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem;
– Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação;
– Respeitar o direito à privacidade do cidadão;
– Prestigiar as entidades representativas e democráticas da categoria.