Solicitação de reparo ou troca do ar condicionado do estar dos médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia HU UFS/HSI

Para: à Coordenação da residência, à direção da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, à COREME do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe e Hospital e Maternidade Santa Isabel

Nós, médicos residentes das Instituições HU UFS e da Maternidade Santa Isabel viemos por meio desta mensagem externar, mais uma vez, a nossa indignação relacionada ao local destinado ao descanso dos residentes na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes onde temos plantões noturnos, local este onde há pelo menos dois médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia em regime de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana, sem furos na escala.

O local está completamente insalubre, um quarto sem janelas ou ventilação natural encontra-se com o ar condicionado quebrado há exatos um ano e quaro meses (agosto de 2018), com um reparo nesse intervalo que durou cerca de um mês (agosto de 2019). Tal situação impossibilita o nosso repouso no período destinado ao descanso, condição imprescindível para que possamos continuar realizando nossas atividades da residência.

Pautados na resolução do CNRM a seguir:
A instituição de saúde responsável por programas de Residência Médica oferecerá ao médico-residente, durante todo o período de residência:
I - condições adequadas para repouso e higiene pessoal durante os plantões;
II - alimentação;
III – moradia, conforme estabelecido em regulamento.
§5º Art. 1º da Lei 12.514 de 28/10/2011

Diante do exposto, solicitamos novamente e oficialmente, à direção da maternidade, à coordenação da residência e à COREME do HU UFS e HSI um posicionamento e solução deste problema para que possamos continuar exercendo nossas atividades sem maiores dificuldades.

Atenciosamente
Médicos Residentes em Ginecologia e Obstetrícia