Retorno de cidadãos portugueses e de residentes em Portugal retidos no estrangeiro

Para: Governo Português

Os assinantes desta petição vêem por este meio pedir ao Governo de Portugal que ajude os cidadãos portugueses e os estrangeiros residentes em Portugal a regressar a Portugal.

Devido às restrições impostas pela pandemia, centenas de cidadãos portugueses e de estrangeiros residentes em Portugal estão retidos em diferentes países, nomeadamente o Brasil, com os seus voos de regresso para Portugal cancelados. Estas pessoas encontram-se retidas longe do seu país, das suas residências e das suas famílias em Portugal.

Os vários órgãos do governo português (como consulados, embaixadas, e ministério dos negócios estrangeiros) respondem aos pedidos de ajuda destas centenas de pessoas aconselhando a compra de novas viagens de regresso que passem em outros países. Essa solução implica riscos acrescidos em termos de pandemia, não está disponível para todos os bolsos, para além de que cada vez mais países têm vindo a instaurar restrições na circulação aérea.

Muitas destas pessoas retidas fora do seu país natal ou de residência estão com problemas em manter alojamento e outras despesas básicas nos países onde se encontram retidos. Muitas famílias estão separadas, muitas pessoas anseiam voltar a casa e rever os seus cônjuges, filhos e familiares próximos. Muitas destas pessoas precisam de voltar, mesmo que de forma online, aos seu trabalhos e às suas escolas em Portugal. É urgente o governo português garantir aos cidadãos portugueses e aos estrangeiros residentes em Portugal o direito de regressar ao seu país!

1.260 Pessoas