FORA DOUTRINADORES TRAVESTIDOS DE PROFESSOR!

Para: Ministro e Secretários de Educação

O Brasil vem assistindo perplexo o aliciamento de crianças e jovens para assumirem risco de morte em nome de partidos políticos e ideologia partidária. Isso só foi possível porque professores e diretores de escolas públicas e universidades se comportam como doutrinadores desrespeitando o Art. 206. da nossa Constituição que diz: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

Como se vê, ao lado da liberdade de ensinar dos professores – a chamada liberdade de cátedra –, a Constituição Federal também garante a liberdade de aprender dos estudantes.

Seja qual for, na sua máxima extensão, o conteúdo jurídico dessa liberdade de aprender, uma coisa é certa: ele compreende o direito do estudante a que o seu conhecimento da realidade não seja manipulado pela ação dolosa ou culposa dos seus professores. Ou seja: ele compreende o direito do aluno de não ser doutrinado por seus professores.

E é justamente isso que vemos atualmente!!!

Portanto, venho propor uma abaixo assinado solicitando a exoneração de todos os professores, diretores e todos revestidos de autoridade para ensinar que desrespeitam a Lei e colocam a vida dos estudantes em perigo de morte, proliferam a doutrina partidária e estimulam o confronto social.