Pelo fim dos veículos com tração animal (carroças e outros) em Maringá

Para: Senhor Prefeito Ulisses Maia, Câmara de Vereadores de Maringá, orgãos governamentais, estaduais e federais.

Senhor Prefeito Ulisses Maia,

Neste abaixo assinado, colocamo-nos contra a utilização de veículos com tração animal, principalmente Cavalos, em Maringá - PR e pedimos vossa ajuda.

Não é admissível que ainda vejamos em Maringá tamanho descaso e a crueldade infligida a esses animais.
Entendemos a necessidade de trabalhar dos catadores de papel. Mas o que vemos é a exploração de animais inocentes, cavalos magros, que são agredidos, sedentos, carregando um peso muito além do suportável.
O calor está terrível, e muitas vezes os cavalos trabalham o dia todo, são obrigados a correr junto com os carros, uma situação humilhante.

Além destes motivos, temos o perigo desses veículos transitando em rodovias, podendo causar a qualquer momento acidentes, é um grande risco para todos.

Outras Cidades e Estados já aprovaram leis similares, e estão evoluindo na fiscalização e banimento de carroças com tração animal.

Esse abaixo assinado tem razão jurídica baseado na Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605 Art: 32 de 12/02/1998.

Situação dos Animais:

* Espancamento com chicotes e varas.
* Excesso de carga.
* Longas distâncias percorridas sem descanso ou água.
* Animais trabalhando doentes e/ou feridos.
* Fêmeas em gestação trabalhando até o momento do parto.
* Falta de abrigo nos momentos de descanso contra o frio, a chuva, o sol, etc.
* Abandono de animais completamente extenuados quando não tem mais condições de trabalhar.

Situação do Trânsito:

* Carroças sem qualquer equipamento de segurança, identificação ou sinalização.
* Carroças em péssimo estado de conservação, quebrando em avenidas e atrapalhando o trânsito.
* Carroças transitando na contra mão, estacionando em local proibido e em cima da calçada.
* Velocidade incompatível com a da via. ( Rápido demais para um cavalo, lento demais para certas vias. )