Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Senhor Padre abre a porta, povo negro quer entrar!, para Dom José - Bispo da Arquidiocese de São João Del Rei, Dom Walmor - Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte/Presidente da CNBB e Padre Alisson Sacramento da Paróquia de Santo Antônio em Tiradentes -MG

Nome Comentário
Pedro L. Respeitar as diferenças é fundamental. Reperação histórica para a Federação dos Congados/Reinados já.
Benedita P. Uma vergonha, em pleno século 21 precisamos implorar pra entrar na igreja
MARILIA B. Absurdo
Maria O. Se a própria Igreja nos recusa! O que esperar dos nosso governos, da nossa sociedade? Que Deus é esse que a Igreja serve?
Elisabete P. Ação justa e necessária
FABIO C. O povo negro congadeiro veio escravizado nas galés, nos navios negreiros, foi usurpado em TODOS os seus direitos: direitos de vida e direitos ancestrais. Aqui se reuniu, lutou, comeu o pão que o diabo católico amassou, conheceu o sincretismo, trouxe sua linda, vasta e infinita cultura, recriando-a em seu canto, sua dança, sua música, seu tambor, sua Congada. E agora, num momento tão delicado, após ser abandonado desde 1888, num cenário devastador como o da pandemia, tem as portas às quais adquiriu direito, por erguê-la com suor, sangue e trabalho, tem as portas do Rosário trancadas? Ora faça-me o favor, bispo Walmor, trate de dar o direito a quem construiu com fé, suor e amor, trate de dar o acesso livre a quem de direito é dono desse patrimônio, a Igreja do Rosário de Tiradentes-MG. Ali toquei, ali pintei e desenhei, ali vivi momentos de magia e axé. Abra a porta que o Povo Preto Vai entrar! Assim seja, Evoé, Axé!
Christopher V. Um absurdo caso de intolerância religiosa!
Petronilha S. Religiosidade afro-brasileira. Religião também é cultura. Cultura é raiz de um povo, em sua particularidade.
MARIA C. Intolerância religiosa por parte de um religioso é CRIME diante dos olhos de DEUS
Maria S. Um triste absurdo ??
Iara S. Apoio absoluto à Irmandade. Viva Santa Anastácia!
Liliana S. Que o Espírito Santo ilumine nossos governantes.
Reysla S. O povo negro merece respeito a sua história
Maicira T. Não à intolerância, perseguição, racismo. Deus tem todas as raças, cores, gêneros e credos
Milory m. Padre abre as portas da igreja ela não é sua, e do povo
Carmem S. Tolerância já!
Edyvan C. Deixem o povo negro passar!!!
Manoel S. Senhor padre o povo negro merece respeito! As tradições culturais e religiosas de nossos antepassados merecem a sua preservação para a posteridade. A intolerância é a estupidez. Não há espaço para esse tipo de atitude. Um Igreja em saída como nos pede o papa Francisco não tem essa postura diante da coletividade.
Rita . Para que sejamos devidamente dignificados (as) enquanto seres humanos que evidentemente somos, é nosso dever dignificar as pessoas humanas, reconhecendo factos históricos e reparando - os na atualidade. É inconcebível nos tempos que correm, que seres humanos privilegiados não reconheçam seus privilégios, semeando o ódio ao invés do amor no seio da instituição Igreja Católica. Espero que possam refletir profundamente sobre esta reprodução social da violência com origem no período da escravatura e que possam rectificar tais atos. Semear amor, união e alegria deveriam de ser as bases primordiais na Igreja Católica. Nunca o contrário.
CLÉA A. É um absurdo um lugar que tem por base irradiar a igualdade entre os homens tentar proibir fé e práticas seculares.

Assinaram o abaixo-assinado
1.658 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado