Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Sobre formação de leitores e acervos de bibliotecas escolares, para Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação

Nome Comentário
LUIZ M. Parabéns pela iniciativa. Não podemos deixar que a luta contra o racismo se perca, sendo desviada para a prática da intolerância e perseguições que lembram a censura ou a inquisição.
Betty S. Participo com jprazer, apesar de entender séria demais esta ação. A acusação é tão absurda que merece ser linxada pelo ridículo! Te3nto espalhar:::Quer dizer que os ARIANOS do S.T.J. perseguem os JUDEUS da Globo em pleno século XXI? A última pedra jogada contra os judeus se chama Monteiro Lobato a quem chamam de racista... Curiosa será a vitória da Globo!!!
Marcia S. Comecei a ler Monteiro Lobato aos 5 ano. Amava!
Maria K. É uma lei de censura antes de tudo! Na época da ditadura (64-85) não podíamos ler Marx, Engels e outros "subversivos". Agora o Estado vai decidir o quê vamos LER????
Débora M. Concordo com os argumentos utilizados pela professora.
Ana H. A exclusão de obras de um acervo, sob qualquer pretexto, seja o de ser "politicamente correto" ou devido a não estar " em moda" ( para quem????) é um empobrecimento cultural e a mais sórdida censura Por que não deixar ao leitor a decisão de escolha? A privação é forma de repressão também!
Silvana S. Acho ridiculo o que estão querendo fazer, uma vez que há tantas outras coisas que merecem ser tiradas da sociedade, como o funk por exemplo, que desconstrói a imagem da mulher. Esses textos sendo censurados, nos privam de conhecer épocas, nos tira o direito de investigarmos e aprendermos a história e mudanças de nosso país e ainda assim, de nossa sociedade.
Luiz A. Creio que os ´professores em sala de aula podem controlar esse fatores realisticos ou negativos de obras literárias, até porque a sociedade apresentar facetas. As literaturas são filhas de seu tempo.
Maria B. Parabéns pela iniciativa
BENEDITA A. CHAMAR O MONTEIRO LOBATO DE RACISTA É UM VERDADEIRO CRIME!
juliana r. "Na maioria dos casos, toda indignação moral é 2% moral, 48% indignação e 50% inveja" (Vittorio de Sica - 1902-1974)
Rosa R. cada obra deve ser contextualizada para ser melhor compreendida. Não privem os leitores em formação de conhecer o criador da literatura infantil brasileira.
José L. Parabéns pela iniciativa, professora!
REGINA G. Monteiro Lobato me ensinou nacionalismo e tolerância, identidade, humanismo e resiliência, história e folklore. Me fez conhecer o Brasil e o mundo, a arqueologia, os mitos e a ciência. Jamais pensei ver surgir no Brasil a censura, inquisição e intolerância dos dias atuais.
Nivaldete C. Esqueceram que a boneca Emília, talvez a mais conhecida personagem feminina na literatura brasileira, é afrodescendente: foi feita de um pedaço de saia de Anastácia, que é negra.
Wilma L. As colocações de pseudodefesa de direitos levando a banir textos literários são demonstrações flagrantes de que os movimentos carecem de sustentação histórica, científica e, portanto, são atentados ao próprio conhecimento humano e à liberdade de expor e discutir posições.
Sueli v. A leitura feita pelos responsáveis não teve embasamento crítico moral, nem intelectual.Não observaram a data que foi escrito o conto.
Nadja L. Reitero o texto desta carta.
Neuza C. Como professora que trabalha na área de Ensino de Literatura, formando professores que, por sua vez, formarão leitores de obras literárias, e tendo Monteiro Lobato como um dos grandes escritores que souberam comunicar-se com a infância e juventude, não compreendo a proibição de circulação de suas obras. Acredito que o problema está no desconhecimento da natureza estética do discurso literário e também na desconsideração do sentido histórico das ideias e valores que seus livros encerram. Estes elementos deveriam nortear a formação dos professores para que estivessem munidos de conhecimentos sobre a problemática em torno da figura do negro na literatura brasileira.
Patrícia S. Que diferença existe entre a representação apresentada contra o livro "Negrinha" pelos senhores Costa Neto, Domingues e Santos Júnior e a queima de livros na Alemanha da 2ª Grande Guerra ou a caça às bruxas na Idade Média? A meu ver, nenhuma!

Assinaram o abaixo-assinado
2.076 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado