Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Manifesto sobre o O PAPEL NEFASTO DA “CULPA DA VÍTIMA” PARA A ANÁLISE E PREVENÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO, para Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Saúde, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho, ABNT, aos demais poderes públicos deste país e entidades afetas ao mundo do trabalho, ao conjunto da sociedade

Nome Comentário
PERCILIANA R. Criar resistência a toda e qualquer forma de ataque ou desproteção aos trabalhadores.
armando g. O movimento tem o meu apoio, pois precisamos urgente de nova abordagem nas conclusões dos relatórios de investigação de acidentes do trabalho que busque efetivamente contribuir para a prevenção.
Lucimara B. Culpar a vitima pelo acidente de trabalho é como deixar que o fator de risco que gerou o acidente continue, o ato inseguro em nada contribui nem para o acidentado e muito menos para empresa, o que realmente resolve é intender e agir no foco do problema que gerou o acidente
Claudio N. Muito poderemos evoluir com esse manifesto
Edson M. Não há dúvidas que o Ato inseguro contribui para alguns acidentes; porém não só ele, mais também condições inseguras que muitas vezes não são relatadas como causas principais dos acidentes.
Paulo S. Culpa da vítima significaria dizer que a pessoa se automutilou de propósito, tentou ou cometeu suicídio, ou seja o certificador teria que detectar evidencia de grave perturbação psicológica. Na verdade, a emissão de atestados e certificações de acidentes e (pior ainda) de doenças profissionais constituem terreno minado por intensa disputa de classe, em que o mais justo angulo para se avaliar deveria sempre ser o da vítima e o melhor critério o de que ninguém é suicida ou masoquista até prova em contrário.
Waldemar A. Basta de culpabilizar os trabalhadores vítimas dos acidentes de trabalho.
walquiria k. "TRABALHAR SIM ADOECER NÃO"
Edson G. Estamos juntos nesta luta!
Waldemar A. Romper com a culpabilização das vítimas dos acidentes de trabalho.
Elizabeth P. Temos que ter coerência.
Sineilda F. isto é uma vergonha para a sociedade brasileira, digam sim a desconstrução e substituição da abordagem comportamentalista.
Adolfo M. Creio que seria bom incluir "E DOENÇAS RELACIONADAS COM O TRABALHO" ficaria asiManifesto sobre o O PAPEL NEFASTO DA “CULPA DA VÍTIMA” PARA A ANÁLISE E PREVENÇÃO DOS ACIDENTES E DOENÇAS RELACIONADAS COM O TRABALHO
MARCO L. Como Engenheiro de Segurança do Trabalho sempre lutei pelo banimento deste enfoque de "CULPABILIDADE DA VÍTIMA" como causa de acidente. Fiquei bastante satisfeito com reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego ao retirar a alinea do item 1.7 da NR 1, onde reconhecia a "CULPABILIDADE DO TRABALHADOR" pelo acidente acidente sofrido. O próximo passo é banirmos a "COMPRA DA SAÚDE DO TRABALHADOR" através da NR 15 - Atividades e Operações Insalubres e sim exigirmos Meio Ambiente do Trabalho salubre.
André S. Não podemos culpar o empregado por um acidente!
Josué S. Professor de Cursos de Habilitação Técnica em Segurança no Trabalho
Silvaney B. OS TRABALHADORES ESTÃO PAGANDO COM A VIDA PELA MÁ GESTÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS.
Frederico F. Uma questão de gestão!
Graciela s. é muito bom participar deste manifesto
Aníbal J. Contra o nesfasto papel do Ato Inseguro

Assinaram o abaixo-assinado
610 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado