Para: Presidenta Dilma Roussef, Reitoria da UFVJM, Conselho Universitário da UFJM, Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação

Há pelo menos dois séculos que o Vale do Jequitinhonha vive o circulo vicioso de migração-pobreza-migracão, conseqüência de um processo de absoluto abandono do Estado Brasileiro, seja aquele do Brasil Colonial ou do Brasil Independente. A expectativa de ruptura com tal processo histórico perverso nasceu das políticas sociais do governo Lula, particularmente com a instalação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nela, foram depositados os melhores anseios de um Vale com redução das desigualdades sociais, expansão do leque de profissionais capazes de atrair investimentos sustentáveis e de suprirem demandas tanto da iniciativa privada como da esfera pública, de modo a favorecer que esta última efetive suas políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento regional.

Entretanto, a orientação do atual Governo Federal – instalação de pólos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em cidades de outras regiões - frustra todo o povo do Jequitinhonha e Mucuri, fazendo-o (re) experimentar o gosto amargo da indignação, o sentimento de desrespeito e de extração do que legitimamente lhe pertence para usufruto de outrem, tal como ocorreu com seus diamantes e ouro no Brasil Colonial.

Com este horizonte, estamos mobilizados para que a nossa mais nova pedra preciosa – a UFVJM –se consolide e expanda no território para o qual ela foi originalmente criada: os Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Se a sede da Universidade na região está em Diamantina, falta contemplar ainda as cidades pólos do Alto Jequitinhonha (Capelinha/Minas Novas), Médio Jequitinhonha (Araçuaí/Itaobim) Baixo Jequitinhonha (Almenara/Jequitinhonha/Pedra Azul).
Este é um apelo racional: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri deve pertencer à sua região.
Esta é a nossa luta e convidamos você a dela participar, enfileirando-se conosco pelo bem do Jequitinhonha e Mucuri.

Ao Governo Federal, à Reitoria da UFVJM e representantes políticos, solicitamos encarecidamente: deixe a nossa pedra preciosa consolidar-se nas terras que são as suas e refletir seu brilho nos olhos de sua gente.

Pela descentralização da UFVJM com implantação de campus em cidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri!

Por uma Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e comprometida com o desenvolvimento sustentável do Jequitinhonha e Mucuri!

Pela participação popular nas definições do planejamento estratégico da UFVJM!

Maria do Rosário Sampaio (Zara Sampaio) – Observatório Social do Jequitinhonha – (observatoriosocialdojequitinhonha.blogspot.com/) Capelinha- MG

Albano Silveira Machado – Berilo/MG - Blog do Banu (blogdobanu.blogspot.com)

Bernardo Vieira Silva – Minas Novas/MG – Blog do Jequi (blogdojequi.blogspot.com)

Movimento Muda Capelinha - Capelinha/MG (movimentomudacapelinhamg.blogspot.com)

Fernando Gripp – Diamantina/MG - Passadiço Virtual (passadicovirtual.blogspot.com)

A Cidade Online – Capelinha/MG – (jornalacidadecapelinha.blogspot.com)

Capelinha MG – (capelinhamg.blogspot.com)

Aranãs FM - Capelinha - MG (www.aranasfm.com.br)

Diário do Jequi – Almenara- MG - (http://diariodojequi.com.br/)

Onhas do Jequi (onhasdojequi.zip.net)

Blog Virgem da Lapa - Virgem da Lapa - MG (virgemdalapa.blogspot.com)

Eric Renan Ramalho – O Ver o Mundo (http://www.overmundo.com.br/)

Radar do Vale – Almenara – MG http://radardovale.blogspot.com/

Mundo Notícias -= Almenara – MG http://mundonoticias.com.br/noticias/baixo/almenara

Rádio ARAI – Berilo – MG (http://www.radioaraifm.com.br/)

Câmara Municipal - Berilo – MG [email protected]

Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Berilo – MG

Psiquiatra Julio Mares – Almenara – MG http://www.juliomares.blog.br -

Valdeci Souza – Salinas – MG [email protected]

Abaixo-assinado Pela descentralização da UFVJM com campus em cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri!, para Presidenta Dilma Roussef, Reitoria da UFVJM, Conselho Universitário da UFJM, Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação foi criado por: Observatorio Social do Jequitinhonha.