Abaixo-assinado EM DEFESA DO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

Para: Prefeito Municipal de São João da Boa Vista

Nós, abaixo-assinados, solicitamos ao sr. Prefeito Municipal de São João da Boa Vista, que seja construído muro de alvenaria na divisa lateral e posterior do cemitério local, em substituição às telas e placas de cimento e que sejam instaladas câmeras de monitoramento em lugares estratégicos e contratados ou alocados seguranças de forma definitiva, para fazer a guarda noturna.

O Cemitério Municipal de São João da Boa Vista é um patrimônio cultural reconhecido através de tombamento pelo Condephic (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de São João da Boa Vista), que inclui a parte antiga do cemitério inaugurada no ano de 1894, o muro e portão principais também datados de 1894, a Capela central e toda a produção artística funerária da Família Furlanetto (Antonio, Jácomo e Fernando Furlanetto) que conta com quase 300 obras entre esculturas e baixo-relevos, muitas em mármore de carrara.

No entanto, todo esse patrimônio tem sido alvo de constantes depredações e roubos, praticados por vândalos e ladrões que encontram extrema facilidade de acesso através dos fundos e da lateral do cemitério. Nesses lugares, as telas e placas pré-moldadas de cimento parcialmente danificadas e repletas de buracos enormes, não oferecem a menor dificuldade a quem queira adentrar no local.

Nosso objetivo é pedir o apoio para exigir do poder público uma ação rápida e efetiva a fim de solucionar definitivamente o problema de segurança no local, resguardando assim o respeito aos nossos mortos e protegendo esse patrimônio de valor inestimável que é orgulho da população sanjoanense. Contamos com vocês.

Abaixo-assinado EM DEFESA DO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA, para Prefeito Municipal de São João da Boa Vista foi criado por: Grupo Fala São João.