Acessibilidade na Câmara Municipal de Belo Horizonte

Para: Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte Vereador Henrique Braga; Presidente da Sudecap de Belo Horizonte, Prefeito de Belo Horizonte Elias Kalil, ex-presidente da Câmara Muncipal de BH, Vereador Wellington Magalhães e todos os vereadores de Belo Horizonte.

Obra realizada no Plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte, choca cidadãos que participaram do Seminário de Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência. Três dos integrantes da mesa são pessoas que usam cadeira de rodas e não poderiam integrar a mesa do Plenário. Houve portanto a necessidade de fazer “um arranjo” montando mesas na parte inferior do “platô” do plenário. Os demais membros convidados para a mesa manifestaram repúdio pela construção de duas escadarias para acesso à mesa diretora em substituição à estrutura anterior que era acessível a todas as pessoas. A reforma do plenário foi conduzida pela SUDECAP, autarquia da PBH e custou cerca de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. Agora é revestido de mármore branco e vidros espelhados, entre outros luxos e total falta de acessibilidade, o que contaria a legislação municipal. A obra iniciou na gestão do atual vereador Wellington Magalhães (PTN) e foi entregue em fevereiro de 2017. Reivindicamos acessibilidade no Plenário Amynthas de Barros e manifestamos repúdio à desconsideração ás pessoas com deficiência demostrada pelos responsáveis pela obra.