Maricá exige concurso público!

Para: Prefeito de Maricá

É de conhecimento de todos que o concurso público é um processo seletivo que permite o acesso a emprego ou cargo público de modo amplo e democrático. É um procedimento imparcial que busca assegurar igualdade de oportunidades a todos interessados em concorrer para exercer as atribuições oferecidas pelo órgão, e a quem cabe identificar e selecionar os mais adequados mediante critérios objetivos.
Há anos a cidade de Maricá não realiza um concurso público para a prefeitura contemplando vários cargos. Apesar disso, o número de vagas em cargos comissionados só vem aumentando ano após ano. Várias cidades, ultimamente, vêm adotando o dispositivo do concurso como forma de ingresso em seus quadros de pessoal, garantindo assim mais qualidade e eficiência em seus serviços.
Diante da recente notícia da criação de mais 5 (cinco) novas secretarias, 9 (nove) coordenadorias e 600 (seiscentos) cargos comissionados, aprovado pela Câmara Municipal de Maricá a pedido do prefeito, constata-se que recurso financeiro não é o empecilho para a realização de um processo seletivo em nosso município que possa oferecer um número considerável de vagas.
Tal processo poderia servir para o preenchimento das vagas dessas novas secretarias e coordenadorias, assim, substituindo as vagas em comissão, na sua totalidade ou em parte, e suprindo também a carência de cargos em outras áreas do poder executivo.
Sendo assim, venho propor a criação de um concurso para a Prefeitura Municipal de Maricá abrangendo o maior número de cargos e de vagas possível. Acreditando que tal procedimento seja o mais justo como estabelecem os Princípios da Administração Pública.