PETIÇÃO INCLUSÃO DAS CONSTELAÇÕES NA POLITICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES

Para: CONSTELADORES, Docentes, Estudantes, Clientes

Na função de Coordenadora do Curso de pós-graduação Especialização lato sensu em Sistêmica Fenomenológica Familiar, encaminhei a carta acompanhada de documentos explicativos tais como: folder, Sumário Executivo do Curso, artigos e o cronograma da 1ª e 2ª turmas aos Deputados Federais Giovani Cherini, de Porto Alegre - [email protected] e Saraiva Felipe, de Minas Gerais - [email protected]
Na carta, além de solicitar audiência com os referidos Deputados visando que a Frente Parlamentar da PNPIC, inclua a “Constelação Sistêmica Fenomenológica Familiar, Organizacional e Pedagógica” na Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares - PNPIC , também referenda a importância da metodologia constelação sistêmica junto aos profissionais de saúde, sobretudo na Atenção Básica, promovendo a saúde e prevenindo doenças.
Esclareço que o orçamento para Atenção Básica não tem rubricas especificas. Ele vai num bloco único para os estados e municípios, cabendo ao gestor local decidir quais especialidades contratar, ou como qualificar seus profissionais em saúde para oferecer atendimentos e processos terapêuticos nos serviços de saúde. Portanto, o custo é muito baixo. Por exemplo, um enfermeiro, psicólogo, médico ou outro servidor que já pertence ao quadro ou equipe do município, pode se qualificar para integrar às suas práticas e oferecer o atendimento de constelação organizando os grupos com a comunidade.
O momento é oportuno para que os profissionais consteladores e os clientes que reconhecem os benefícios desta abordagem "terapêutica breve" se manifestem apelando para a Frente Parlamentar e colocando a relevância da contribuição das constelações no atendimento do SUS.
Para maior credibilidade da nossa habilitação, sugerimos que os encaminhamentos à Frente Parlamentar sejam identificados quanto à experiência, perfil profissional e área de atuação, pública ou privada, se trabalha como autônomo, se tem treinamento ou formação qual a carga horária etc. De forma a nortear o encaminhamento oferecemos os dados abaixo que deverão acompanhar a solicitação de inclusão da Constelação Familiar, Organizacional e Pedagógica no PNPIC:
Nome_____________________
Nascimento _/_/__E-mail _______________