Carta de Repúdio

Para: Juízes de Ornitologia do Brasil

Carta de repudio
Nós, Juízes ornitológicos abaixo-assinados, vimos por meio desta, manifestar o nosso veemente repúdio à atitude da atual gestão da FOB – Federação Ornitológica do Brasil, por ocasião da reunião de diretoria realizada no dia 15 de setembro, na pessoa de seu presidente, em relação à gravíssima acusação direcionada ao nosso colega e presidente da Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia – OBJO, o Sr, João Francisco Basile da Silva.
O Presidente da OBJO foi acusado de adulteração de resultados em favorecimento de outra pessoa, mediante a rasura de uma planilha do julgamento do campeonato Brasileiro de 2017. Consideramos que esta acusação não possui fundamento algum, partindo do princípio que o Juiz João Basile, atua e vem atuando em todos os últimos Campeonatos Brasileiros como Coordenador de julgamento, encarregado de supervisionar todos os julgamentos no segmento de canários de cor. Este fato justifica não somente esta correção, mas como outras várias correções, eventualmente realizadas por ele ou por outro coordenador nomeado pela OBJO. Para pessoas que estão familiarizadas com os critérios que regem um julgamento, estas correções ou intervenções por parte do coordenador são meramente corriqueiras. Infelizmente este não é o caso do presidente da FOB, que não possui formação técnica como Juiz Ornitológico e não está ciente sobre as atribuições de um Coordenador nem tão pouco da importância da atuação do mesmo.
Entendemos que esta atitude possui caráter puramente político, desde que em 15 dias teremos eleições gerais em nossa Federação e o atual presidente é candidato a reeleição, tentando de maneira tendenciosa manipular as opiniões, denegrindo a imagem de uma pessoa que há décadas trabalha e se dedica à evolução ininterrupta da canaricultura de cor, bem como todos os segmentos da Ornitologia amadora.
Em respeito aos três mandatos consecutivos como presidente de nossa Ordem, todo o trabalho realizado em prol da OBJO e diante da profunda admiração por seu caráter e comportamento ético diante de seus pares e nos julgamentos por ele presididos, nós Juízes Ornitológicos abaixo-assinados, reiteramos o nosso mais profundo repúdio por esta atitude covarde e sem escrúpulos por parte do presidente da FOB.