Abaixo-assinado a favor das ciclofaixas, e ou ciclovias na grande ilha de São Luís do Maranhão

Para: Prefeitura do Município de São Luís ; Secretaria Municipal de Transportes; Governo do Estado do Maranhão a sua vossa excelência: Flavio Dino.

Se você é A FAVOR da qualidade de vida para os ciclistas de São Luís;

Se você ACREDITA que uma cidade melhor, para todos, deve facilitar o uso de outros meios de transporte que possam minimizar os congestionamentos;

Se você DESEJA que São Luís seja uma cidade segura, com espaço para todos os meios de transporte: uma cidade alinhada com a mobilidade urbana em favor de pessoas;

Então assine e divulgue este abaixo-assinado!

-------------------------------------------------------------------------------

ABAIXO ASSINADO A FAVOR DAS CICLOFAIXAS, E OU CICLOVIAS EM SÃO LUIS

Considerando que:

- A prioridade de circulação nas vias é de pedestres em primeiro lugar, seguida dos veículos não motorizados, conforme legislação de trânsito.

- A cidade de São Luís precisa fazer melhor uso do espaço público das ruas, para facilitar a circulação de pessoas.

- O comércio e os moradores devem buscar agir de maneira a tornar segura e confortável a circulação de pessoas, principalmente de pedestres e ciclistas.

- As ciclofaixas, e ou ciclovias são um dos elementos essenciais para garantir a mobilidade de cidadãos de maneira eficiente, promovendo a fluidez de todos os outros meios de transporte e com baixo impacto para o meio ambiente.

- Ciclofaixas, e ou ciclovias têm por objetivo garantir que seja posto em prática o que diz o Código de Trânsito Brasileiro.

"Art. 21 - Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas."

A importância de fiscalizar e punir infratores, o que está previsto no Código de Trânsito Art.201 “ Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta”.

- O uso do espaço público deve ser feito de maneira democrática e quanto mais pessoas puderem circular livremente e em segurança seja a pé, de bicicleta, em transporte público ou em veículos particulares, melhor será para os cidadãos da grande Ilha de São Luís.

Portanto:

Nós, abaixo assinados, cidadãos, ciclistas e demais que compreendem que as ruas são espaços de todas as pessoas e que desejam uma mudança na mobilidade de São Luís e do Brasil, pedimos a CRIAÇÃO DE CICLOVIAS, DE CICLOFAIXAS a EXPANSÃO E MANUTENÇÃO DAS QUE JÁ FORAM IMPLANTADAS, das iniciativas de mobilidade, mais segurança por parte das das autoridades em suas jurisprudências.

1.657 Pessoas