Prevenção do Abandono e controle populacional efetivo de cães e gatos em Itapecerica da Serra

Para: Prefeitura de Itapecerica da Serra

Estrada da Rosas (ou da Morte?) em Itapecerica da Serra atualmente é um ponto de abandono de animais e também de crueldades. É uma estrada escura e com grande área de terrenos e mata fechada.
Os animais são abandonados sadios, doentes (para morrer), são usados até em rituais e pasmem, animais são encontrados até queimados.
Todos os dias surgem novos casos de abandonos (até de cavalos) e também de animais destroçados por atropelamentos nessa via. É um verdadeiro cemitério a céu aberto. Atualmente cerca de 40 animais ainda resistem VIVOS e são alimentados diariamente por uma protetora, que usa dinheiro do próprio bolso para alimentar, resgatar, castrar e doar centenas de animais que ela já salvou da estrada da morte.

O que a prefeitura tem feito para mudar essa situação? NADA!
Já foram registradas diversas denúncias contra o abandono de animais nessa região, a polícia joga a bola pra prefeitura e vice-versa!

A culpa é de quem? Quem resolve? O que podemos fazer para melhorar essa situação?

Fundamental e mais importante: Castração de cães em gatos em massa e de forma efetiva para controle populacional no município;
A prefeitura iniciou um programa de castração esse ano, oferecendo 1800 vagas, que contemplará durante o ano de 2023 animais em situação de vulnerabilidade (de famílias de baixa renda). Infelizmente esse número de castrações não será eficaz no controle populacional de cães e gatos do município, é praticamente uma gota no oceano, visto que a prefeitura permaneceu por longos 10 anos sem esterilizar os animais da cidade. Além disso Itapecerica da Serra possui hoje cerca de 175 mil habitantes, não dá nem pra imaginar a quantidade de animais que habitam a cidade.

Fiscalização e sinalização contra o abandono na estrada!
ABANDONO É CRIME! Enquanto não houver conscientização, fiscalização e consequências rígidas para quem pratica esse ATO ASQUEROSO E DESUMANO, a impunidade permanecerá!
Até quando os animais terão que pagar pelos erros de pessoas sem escrúpulos?

Conscientização já!
Campanha educativa nas comunidades, potencializando o bem estar animal, posse responsável e controle populacional nas regiões mais necessitadas do município;
Não basta apenas divulgar vagas de castração, é necessário que a educação chegue até comunidades!

E lembrando, controle populacional de cães e gatos é um problema de saúde pública. A Autarquia da Saúde da cidade que foi responsável por criar o FUMBAE em 2021, o que tem feito desde então?

Essa situação precisa mudar! E pra ONTEM! Quantos animais a mais terão que morrer nessa estrada?
Ao invés de óleo, temos sangue no asfalto todos os dias! É injusto! Até quando?