PETIÇÃO CONTRA A VOLTA DOS RODEIOS EM CAMPINAS/SP

Para: COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE FEIRAS AGROPECUÁRIAS, PROVAS EQUESTRES, EXPOSIÇÕES, LEILÕES E RODEIO – Câmara Municipal de Campinas.

Prezados membros da Comissão de Estudos sobre a Volta dos Rodeios,

Nós, CIDADÃOS CAMPINEIROS, conscientes e preocupados com o bem-estar dos animais, viemos através desta petição expressar nossa OPOSIÇÃO à volta dos rodeios na cidade de Campinas. Entendemos que o objetivo da Comissão é avaliar a possibilidade de reintroduzir esses eventos, mas pedimos encarecidamente que reconsiderem essa decisão à luz de argumentos fundamentais.

Os rodeios são eventos que envolvem o uso de animais, submetendo-os a situações de estresse, maus-tratos e lesões graves. Nós acreditamos que todas as formas de entretenimento devem ser aceitas no respeito e na proteção dos animais, e os RODEIOS NÃO SE ENQUADRAM NESSES PRINCÍPIOS.

Aqui estão algumas razões pelas quais nos opomos aos rodeios:

1. Crueldade Animal: Durante os rodeios, os animais são forçados a participar de provas violentas, como montaria em touros e cavalos, levando a ferimentos graves e até mesmo ao óbito. Essas atividades são inerentemente cruéis e causam enorme sofrimento aos animais envolvidos.

2. Estresse e Confinamento: Os animais usados em rodeios são frequentemente submetidos a longos períodos de confinamento e transporte, o que gera grande estresse físico e emocional. Além disso, o ambiente barulhento e intimidante dos rodeios é extremamente perturbador para os animais, comprometendo sua saúde e bem-estar.

3. Falta de Regulamentação Adequada: Embora existam regulamentações para os rodeios, muitas vezes não são suficientes para garantir a proteção dos animais. Os casos de abuso e maus-tratos são frequentemente relatados, evidenciando a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa e de medidas de proteção mais eficazes.

4. Alternativas Culturais: Há diversas atividades e eventos que podem ser promovidos para impulsionar a cultura e as tradições locais, sem a necessidade de seguir as práticas cruéis. É possível incentivar a música, a dança, o teatro e outras manifestações artísticas que promovam a cultura de forma ética e consciente.

5. Exemplo para as Gerações Futuras: Ao proibir os rodeios, estaremos transmitindo uma mensagem importante às gerações futuras, ensinando-lhes que é possível se divertir, celebrar a cultura e preservar os direitos dos animais simultaneamente.

Diante desses argumentos, pedimos que a Comissão leve em consideração nossa petição e REJEITE a proposta de reintrodução dos rodeios em Campinas. Como CIDADÃOS CAMPINEIROS responsáveis, acreditamos que a cidade deve estar comprometida com a proteção dos animais e com a promoção de um ambiente seguro e ético para todas as formas de vida.

Esperamos que NOSSA VOZ seja ouvida, e que os INTERESSES dos ANIMAIS sejam PRIORIZADOS nesse debate.

Agradecemos sua atenção e aguardamos uma resposta satisfatória.

Atenciosamente,