Vagas nas escolas municipais nos dois turnos, matutino e vespertino para que irmãos possam ir para escola no mesmo horário, para que as mães ou pais, também possam conciliar trabalho e escola.

Para: Prefeitura de Colombo PR

Famílias estão sofrendo porque as escolas não estão oferecendo turmas nos dois períodos nas escolas municipais de Colombo PR, obrigando dois irmãos a frequentarem turnos diferentes na mesma escola, diante do fato as famílias que não tem recursos estão vivendo uma jornada exaustiva, pior as crianças também.
Precisamos de providências pois quanto mais escolas estão aderindo a prática mais difícil será controlar a oferta de educação precária. Diante da lei do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente (lei federal 8.069/1990), que prevê, no artigo 53, a garantia de “vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentam a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica”. “O objetivo é dar efetividade ao ECA e dar conforto às famílias, já que escolas diferentes trazem custos adicionais de deslocamento e contratempos logísticos. Só que a lei não esta especificando o turno então as secretarias de educação estão ofertando apenas as vagas e as crianças da mesma família precisam se deslocar até os pontos dos escolares varias vezes no mesmo dia. Pedimos encarecidamente que uma solução seja tomada pela prefeitura de Colombo PR.