Carta Aberta dos Pais e Mães de alunos do Colégio Militar Tiradentes/DF

Para: A comunidade escolar e a todos que se interessarem

Carta Aberta dos Pais e Mães de alunos do Colégio Militar Tiradentes/DF

Nós, pais e mães de alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Militar Tiradentes abaixo-assinados, dirigimo-nos à comunidade escolar e a todos que por ela se interessam com a grata missão de homenagear o Colégio Militar Tiradentes, uma belíssima instituição e motivo de grande orgulho para a Polícia Militar do Distrito Federal, à qual devotamos muita gratidão.
Desde a sua fundação, não é desconhecido o compromisso inabalável de todos que compõem o colégio, com um ensino amoroso, a atenção responsável aos alunos e a incessante busca dos docentes em fornecer a mais alta qualidade educacional, mas sempre sem descurar da realidade orçamentária, ínsita aos colégios públicos.
Nessa jornada de muitas lutas, desafios a serem vencidos e obstáculos a serem suplantados, não poderia ficar sem destaque o papel fundamental de líderes exemplares como a Coronel Priscila, Coronel Danilo Nunes e Coronel Italo Tomaz, que contribuíram para a construção desta cronografia tão bela e de sucesso, obviamente sem esquecer de tantos outros que fizeram parte dessa história.
E, assim, um projeto que se iniciou com uma pequena escola se transformou em um gigante educacional que acolhe mais de 1300 alunos, os quais representam suas famílias, cada um com seus sonhos e aspirações mais louváveis e legítimas.
Atualmente, o Colégio Militar Tiradentes possui intensa rotina democrática, com ampla abertura e participação dos pais em todos os graus de sua estrutura, fomentando em todos os níveis ampla integração do tripé escola, família e estudo. Não é novidade o convite para que os pais tomem, junto com o comando da escola, as decisões mais importantes que possam impactar a vida dos estudantes.
Uma dessas decisões, por exemplo, foi a utilização de novos materiais didáticos a partir de 2024, a preço de custo e sem qualquer adicional extra, os quais, pelo seu nível de excelência, são enriquecidos com diversos recursos auxiliares, cuja aprovação ocorrida ainda em 20/6/2023, em assembleia constituída em 17/5/2023 para essa finalidade, alcançou a unanimidade dos pais presentes.
Essa medida teve o objetivo central de incrementar o currículo escolar e a oferta de atividades complementares de alta qualidade, de modo a referendar um ambiente educacional único, no qual também é reforçado o seu modelo inclusivo e colaborativo, com atenção às particularidades especiais de cada um e com o fornecimento de atendimento suplementar à grade curricular, aberto a todos, sem exceção, com oportunidades para que, dentro dos limites de cada um, os alunos possam se desenvolver, em especial aos diagnosticados com transtornos de aprendizagem, que o ensino tradicional não abrangia.
Situações como essa, vivenciadas diuturnamente no Colégio Militar Tiradentes, permitem-nos afirmar que essa é, talvez, a escola com a maior participação dos pais e a mais acolhedora em que nossos filhos tiveram o privilégio de estudar.
Não menos relevante, destaca-se o seu sonho mais audacioso, que é o de se equiparar às melhores instituições públicas e privadas do País, cujo slogan carrega a sugestiva afirmação "Meu colégio é 10” e, nesse ponto, chamamos a atenção para o fato alvissareiro de que se trata de uma escola pública, repita-se, com muitas restrições orçamentárias. Não é fácil; contudo não seria desejável e louvável almejar o desempenho das melhores escolas?
Esse slogan também carrega consigo o compromisso de um ambiente mais acolhedor e prazeroso para os alunos. Ser “Nota 10” é ser legal! No particular, os honrados patriotas se adaptaram, de forma impressionante, ao novo modelo de escola e isso só foi possível pela existência de uma equipe multidisciplinar preparada para atender todos os anseios da comunidade escolar. Desde as mais simples adaptações, que perpassam os esportes, inicialização à musicalização, teatro, alto desempenho, até cada uma das demandas particulares das famílias. Como não afirmar que “Meu colégio é 10”?
Tais diretrizes implicam a percepção e melhora indiscutível da qualidade de ensino, que pode ser comprovada de diversas formas. Uma delas é a formidável conquista de mais de 1000 medalhas em olimpíadas do conhecimento em 2023, cujo testemunho de todos os pais testifica o excepcional desempenho do Colégio Militar Tiradentes.
Nessa perspectiva, a casa de honrados patriotas, como são conhecidos todos os alunos, tem superado em grande medida muitos colégios particulares de Brasília e do Centro-Oeste, como evidenciado no próprio sítio eletrônico do "Patriotas Olímpicos".
Além disso, é inspirador ver os inúmeros alunos do CMT alcançando aprovações em cursos de universidades públicas de grande relevância, como medicina, engenharia, direito e tantos outros, como se evidencia pelos últimos resultados dos vestibulares, tudo isso a reforçar o impacto virtuoso do trabalho árduo e coordenado realizado pela escola ao longo dos anos.
No atual comando, também é identificado um esforço louvável e um alinhamento eficaz com o legado deixado pela Coronel Priscila, Coronel Danilo Nunes e Coronel Italo Tomaz. As portas da escola continuam abertas, e os ouvidos estão sempre atentos às sugestões, necessidades e críticas da comunidade de pais ou, como frequentemente afirmado nas reuniões, a escola valoriza as críticas que contribuem para o aprimoramento constante.
Contudo, nos últimos dias, ao iniciar o ano letivo, foi observada a resistência infundada de alguns pais ao material escolar adotado e ao modelo educacional em curso. Essas vozes, além de ecoadas de modo tardio, já que a aprovação do uso desse material e do modelo educacional se deu em assembleia ainda no ano passado (20/6/2023), são despidas de embasamento sobre o potencial benéfico dessa nova realidade. Ainda assim, embora sejam poucos os focos de insatisfação, tiveram a capacidade de gerar desconforto e agitação no ambiente escolar.
É importante esclarecer que tais manifestações não representam a opinião da maioria dos pais e mães que genuinamente conhecem e apoiam o trabalho dessa querida instituição de ensino e que pode ser considerada o orgulho da Polícia Militar do DF.
Ao contrário disso e com o intuito de delimitar a real posição dessa maioria é que prestamos essa singela homenagem ao Colégio Militar Tiradentes, na qual, de forma sintetizada, também reafirmamos o alinhamento absoluto da grande maioria dos pais com as decisões do comando e das diretrizes educacionais em curso.
Ao ensejo, é digno que se homenageie a Comandante da Polícia Militar do DF, Coronel Ana Paula e toda a equipe, momento em que também é reconhecida a magnífica escola proporcionada pela Polícia Militar do Distrito Federal, cujo comando é conduzido de forma irretocável pelo Coronel Fernandes e toda sua equipe, da qual destacaríamos, pelos atributos militares e pessoais, pela generosidade, gentileza e pela cortesia com todos de maneira indistinta, o Major Walisson e o Tenente Candeia.
E, assim, fica registrada nossa gratidão sem palavras suficientes, como reforço da confiança, admiração e respeito pelo trabalho exemplar que vem sendo realizado na educação de todos os honrados patriotas.
Assinam os pais abaixo relacionados.