Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

13 de maio Uberaba pelo direito da comunidade afro celebrar na Igreja e na Praça Santa Terezinha

Para: A toda comunidade uberabense e demais cidadãos de outros territórios que apoiam a nossa causa.

Abre alas para celebrar o nosso 13 de maio de 2024. Nós, subimos os morros (Rua 13 de maio; Rua Jaime Bilharinho e outros) há mais de cem anos, nossas travessias dos cortejos são oriundas da participação de diversos grupos de congadas regionais. Nós congadeiros nos unimos em um só canto, em um só ponto de encontro: o busto da Princesa Isabel localizado na praça Santa Terezinha, bairro Fabrício, cidade Uberaba de Minas Gerais. A nossa celebração do 13 de maio ocorre há mais de um século nas Minas Gerais. Entramos na igreja para expressar o nosso grito de alforria através dos cânticos negros alinhavados a missa com a participação de padres e demais membros da comunidade católica e da comunidade em geral. Portanto, é um encontro que promove a união, a libertação e a luta contra a intolerância religiosa. Somos resistência!
E hoje convidamos você para resistirmos juntos, contamos com seu apoio frente a uma situação que tem nos atingido e aclamado a nossa indignação. A situação é a de que nos deparamos com barreiras atitudinais proferidas pelo atual padre responsável pela Igreja Santa Terezinha, visto que ele tem demonstrado oposição a nossa entrada com os cortejos das congadas na Igreja Santa Terezinha no dia 13 de maio. Desejamos contar que essas barreiras atitudinais impactam não somente em uma ação local de expressão cultural, mas também na preservação do patrimônio material e imaterial das congadas. Ainda, impacta na continuidade da celebração do 13 de maio ocorrer na Praça Santa Terezinha, na Igreja Santa Terezinha, ou seja de ficarmos próximos a um dos símbolos da abolição: o busto da Primcesa Isabel. Ressaltamos que estes locais são
essenciais para o nosso cortejo em celebração ao 13 de maio. Nossos corpos são salvaguarda, carregamos a tradição e a troca intergeracional para manter vivo este patrimônio cultural.
Colabore com a gente assinando a nossa petição pública em prol do 13 de maio ser preservado na praça Santa Terezinha e dentro da Igreja Santa Terezinha.

Cordialmente,
Cizão- Moacir Ferreira Júnior (ativista do movimento afro e ex-diretor do Conselho Afro).







Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
95 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar