Pelo direito de resposta da causa animal no programa Supersábado da Rádio Gaúcha

Para: Associação Riograndense de Imprensa, Grupo RBS, Rádio Gaúcha FM

O jornalista Wianey Carlet (Rádio Gaúcha/RBS), em seu programa Supersábado de 15/03, manifestou-se de forma preconceituosa em relação aos animais, especificamente contra gatos. Considerando as consequências que tal fato pode ter para sua segurança e bem estar, solicitamos que seja disponibilizado direito de resposta a um representante da causa animal, no mesmo programa. Assim como o racismo, a sociedade não tolera mais o especismo - preconceito contra seres de outras espécies. A manifestação do especismo em veículos de comunicação de massa deve ser banida, considerando que:
1.A repercussão de ideias discriminatórias de espécie através da imprensa é tão nociva para o bem estar social quanto a de gênero, etnia ou religião, gerando intolerância e violência.
2.Justificativas como a intenção de fazer "piada" não podem ser aceitas para relevar ações que encorajam abandono, maus tratos e morte de animais, considerando o alcance da mídia e seu poder formador de opinião.
3.O movimento de proteção e pelos direitos animais é um fenômeno mundial que congrega milhões de simpatizantes e voluntários e não pode mais ser tratado levianamente.