Pela intervenção do Ministério Público no Canil Municipal de Juiz de Fora _ MG

Para: Ministério Público

O Canil Municipal de Juiz de Fora é administrado pela Prefeitura através do DEMLURB.

O mesmo possui diversos animais, em todas as idades e portes, fêmeas e machos, saudáveis e doentes, quase sempre misturados nas baias.

A limpeza é feita jogando água no local sem a retirada dos animais, o que principalmente no frio causa muitas doenças e consequente morte.

Apesar da Prefeitura ter um Programa de Castração Gratuito, os animais do Canil Municipal não são castrados, o que gera mais ninhadas, e o número de animais sem lar apenas aumenta.

Para a adoção de um animal do local, é necessário apenas que se apresente RG e comprovante de residência, não há acompanhamento posterior da adoção, nem visita para observar a real possibilidade do adotante. Essa omissão gera abandonos, maus tratos e consequentemente as ONGs e os protetores independentes têm custos altíssimos com resgates e tratamentos.

Os funcionários não possuem condições adequadas de trabalho, apenas um banheiro é dividido por homens e mulheres, a geladeira está enferrujada, a area de refeição sem nenhuma estrutura.

Solicitamos urgentemente que o Ministério Público se manifeste e ajuize uma ação contra a Prefeitura de Juiz de Fora e o Prefeito Bruno Siqueira, exigindo reformas urgentes na maneira que o Canil Municipal é gerido, com castração dos animais, acompanhamento da adoção, criação de um ambulatório e reforma na estrutura fisica do local.