Pelo Plebiscito da Reforma Política

Para: Congresso Nacional

Independentemente de quem você votou para presidente, temos uma manifestação comum, que é a Reforma Política.

Todos os candidatos defenderam, e é muito importante para o nosso país, mas a população precisa se engajar e participar ativamente do processo. Porém, o congresso nacional pretende fazer a reforma política à revelia de consulta popular, ou no máximo fazer um referendo, e não um plebiscito.

A diferença entre o referendo e o plebiscito é simples porém fundamental: no plebiscito, o povo é quem vai escolher quais as regras que se aplicarão na nova reforma política, haverá votação para cada regra, uma a uma.

Já no referendo, pretendido pelo congresso, nos fornecerão uma proposta com todos os itens definidos e o povo deverá escolher apenas entre aceitar a nova legislação completa ou continuar com a legislação atual.

Por isso, solicito a todos que receberem esta petição que assinem e repassem, a fim de que tenhamos escolha sobre nosso processo eleitoral, pois o primeiro passo para efetivamente colocar os políticos sob o controle da população (e não o contrário como é atualmente) é definirmos as regras que valerão daqui pra frente na política, e não o contrário.

Com essa petição, queremos obrigar o congresso aceitar o plebiscito da reforma política.

-------------------------------------------
Subscrevemos o nosso abaixo-assinado dirigido ao congresso nacional da seguinte forma:

Com este abaixo assinado, nós solicitamos ao congresso nacional que seja realizada uma consulta pública a fim de definir os termos da reforma política e que esta reforma seja feita sob a forma de plebiscito, onde a população possa escolher detalhadamente cada um dos termos da nova legislação.