Estruturação do Canil Municipal de Passos/MG

Para: Sr. Prefeito Municipal e Srs. Vereadores

Vimos, por meio deste, levar às edis autoridades as condições em que se encontra o Canil Municipal de Passos. Nós, cidadãos sensibilizados da sociedade civil, representados pelos senhores nos Governos Executivo/Legislativo, solicitamos mui respeitosamente medidas urgentes para estruturação daquele espaço, que sofre com desmazelos já por longo período, com um quadro que aproxima-se do total abandono, com estrutura deficitária em diversos sentidos:
- espaço insuficiente para acomodação dos animais recolhidos e carência na manutenção periódica do recinto;
- falta de apoio e qualificação técnica aos funcionários, que não dispõem de recursos materiais essenciais à operacionalização do Canil;
- medicamentos e alimentos visivelmente não repostos na quantidade e qualidade necessárias;
- deficiência no controle/cadastro nos processos de recepção e doação de animais;
- ausência de veículos especialmente destinados ao recolhimento de animais nas vias públicas.
Considerando, ainda, o aporte financeiro mínimo necessário para boa operacionalização do Canil, em relação às receitas municipais, que certamente não seriam impactadas a ponto de comprometê-las, e considerando os exemplos bem sucedidos de outras cidades que mantêm espaços para guarda de animais órfãos com excelência e responsabilidade, vimos, fazendo-se uso desta Declaração, direcionando-a como Petição aos senhores, requerer a intercessão em favor da causa.
Certos da abertura da discussão e tramitação na Câmara Municipal dos processos que levarão à tomada de decisão pelo Executivo, com a cooperação e comprometimento que lhe são próprios, agradecemos, subscrevendo.
Passos (MG), Novembro de 2014.