Continuidade do Curso Introdutório à História da Arte no MASP - São Paulo

Para: Sr. Heitor Martins, Presidente do MASP

Renato Brolezzi, antropólogo e professor de História da Arte na Facamp (Campinas), dirige, desde 1997 no MASP, o Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP. Inicialmente voltado especificamente a professores de Arte e educadores, ao longo dos anos o curso passou a atrair atenção e interesse de pessoas dos mais diversos segmentos, devido à extrema habilidade com que o professor Brolezzi sempre conduz suas magníficas palestras. Profundo conhecedor de História - matéria de sua pós-graduação na Unicamp - em cada análise de pinturas que o professor faz, consegue conduzir nosso olhar com inigualável maestria pelos aspectos mais diferentes, seja discorrendo sobre o período histórico em que a obra foi elaborada para a perfeita compreensão dos signos inseridos nas telas, seja ressaltando a análise geográfica que nos explica os fatores sócio-político-econômicos de cada época. E ele consegue ir mais além ainda, evocando e esmiuçando o significado mitológico apenas sugerido ou declaradamente expresso em cada pintura. Detalhe: tudo isso é transmitido aos alunos da melhor forma possível, com grande senso de humor, o que torna as aulas extremamente atraentes - e leves. Por essa invejável conjunção de talentos, as aulas do professor Brolezzi lotam totalmente o auditório do MASP todos os meses. Aulas concorridíssimas, bem se vê.

Contudo, ao final da última palestra de 2014, no mês de dezembro, foi anunciado pelo Serviço Educativo do MASP que devido a alguns problemas internos, não se saberia dizer se o curso poderia prosseguir em 2015. Todos nós que estávamos presentes ficamos atônitos e incrédulos, para dizer o mínimo! Como seria isso? Como um curso de tal importância, ao qual comparecem inclusive pessoas vindas de outras cidades e até mesmo de outros Estados, um dia simplesmente... deixar de existir?!!!

No Brasil, onde a cultura infelizmente não dispõe de panorama favorável, longe do ideal, bons exemplos deveriam não só ser assimilados, copiados e reverenciados, como principalmente deveriam estar à frente de todos quantos anseiam expandir o nível cultural. Assim como o extraordinário professor Brolezzi é vivamente aplaudido e ovacionado em suas aulas incomparáveis, também outras instituições culturais do Brasil deveriam seguir-lhe o exemplo para atingir iguais níveis de excelência. Não podemos, de forma alguma, aceitar silenciosa e resignadamente que um curso dessa natureza, idealizado e desenvolvido por um mestre da envergadura do professor Brolezzi , simplesmente seja posto de lado para se tornar apenas uma lembrança dos dias tão ansiados de suas aulas memoráveis. Não, decididamente não!

Permito-me falar em nome dos quase 500 alunos do professor Brolezzi no MASP. Todos nós estamos nos sentindo órfãos desolados, não podemos conceber que alguns percalços momentâneos coloquem em risco a permanência de nosso cultuado curso. Tudo o que queremos e pedimos se resume apenas nisso: que o MASP pondere bem, permitindo-nos a todos nós, alunos do professor Brolezzi, que possamos continuar a sonhar com a certeza de contar com esse curso que nos amplia admiravelmente o padrão de cultura. Assim, não apenas o nome do professor Brolezzi continuará a fazer parte do excelente Serviço Educativo do MASP, como também o maior museu da América Latina continuará exercendo sua função social, que é demonstrar em ações o que significa o amor à cultura, sem o qual ele não teria razão de existir.

Lutemos juntos, pois, pela continuidade do curso do professor Renato Brolezzi!