PETIÇÃO PARA A DEMOLIÇÃO DA CICLOVIA DA AVENIDA NIEMEYER

Para: Exmo Sr Prefeito do Rio de Janeiro

Cidadãos e amigos da Cidade do Rio de Janeiro,

Venho convocar a todos para assinarem esta petição em favor DA DEMOLIÇÃO DA CICLOVIA TIM MAIA, irresponsavelmente construída na encosta da Avenida Niemeyer, nesta cidade, tendo sido esta equivocada construção, responsável por duas vítimas fatais no dia 21/04/2016, podendo ainda haver mais mais vidas suprimidas ainda não localizadas.
Tecnicamente pode-se constatar que o erro já se inicia na concepção do projeto, desde o método construtivo de uma frágil estrutura pré-moldada em um local sujeito a ressacas, cujo rompimento era uma “tragédia anunciada”, bem como na sua perigosa implantação para os usuários, quer sejam eles pedestres ou ciclistas.
A ciclovia também apresenta sérios defeitos de construção registrados em filmes e fotos amplamente divulgados nas mídias, desde apoios sem a devida fixação e solidarização, até rachaduras, contenções com sacos de areia “segurando” trechos de encosta a ermo, entre outros.
Sua implantação afastada da autopista da Avenida Niemeyer, oferece ao usuário a insegurança de ter dois precipícios: um voltado para o mar e outro para a rocha e longe da pista oferecendo pouquíssimas rotas de fuga.
Somado a isso, a total descaracterização da encosta, sobrepondo a belíssima estrutura em arcos (Capelinha) existente e íntegra há mais de 100 anos, uma enorme tubulação de esgoto aparente pintada de vermelho ao longo de toda a avenida exalando inclusive mau cheiro além de sua péssima presença estética, e o pior: a presença da ciclovia e seus guarda-corpos eliminaram totalmente a visão de um dos cartões postais do Rio de Janeiro que sempre foi a Avenida Niemeyer.
PELO EXPOSTO ACIMA É IMPERIOSA A DEMOLIÇÃO DA CICLOVIA TIM MAIA, PARA QUE NÃO OCORRAM MAIS VÍTIMAS OU QUAISQUER ACIDENTES, PARA QUE A AVENIDA NIEMEYER VOLTE A TER A SUA VISÃO PARA O MAR (INCLUINDO NO ELEVADO DO JOÁ).

Sou Arquiteta e Urbanista, com especialização em Gerenciamento de Projetos de Engenharia de grande porte e há 40 anos desempenhando ativamente minha profissão.

2.355 Pessoas