Cancelamento da Prova Objetiva-Soldado Bombeiro Militar Condutor e Operador de Viatura

Para: Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional,Cultural e Assistencial Nacional,e Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal

venho por meio deste, requerer a anulação do processo seletivo ocorrido no último domingo (5/02/2017) para o cargo de soldado condutor do CBMDF pelo não cumprimento dos protocolos de segurança por parte da banca IDECAN, tornando o mesmo sem credibilidade e totalmente passível de fraude.
Dentre os vários motivos expostos pela maioria dos candidatos, o que ocorreu na minha sala de aplicação do exame foram os seguintes pontos:
1 - Apenas três candidatos na sala possuíam seus nomes corretamente na lista, e diversas pessoas entraram aleatoriamente em qualquer sala à sua escolha, pois não havia organização em listas para identificar a sala correta de cada um. O edital prevê:

"8.17 Não serão aplicadas provas, em hipótese alguma, em local, em data ou em horário diferentes dos predeterminados em Edital ou em comunicado."

A irregularidade continua;
2 - Fomos interrompidos diversas vezes para ouvir recados referentes a má organização do concurso, nos desconcentrando, estressando e nos fazendo perder tempo de prova;
3 - Eu tive que sentar em uma cadeira com o nome de outro candidato;
4 - De acordo com o edital:

"8.13 Antes do horário de início da prova, o responsável na unidade pela aplicação requisitará a presença de dois candidatos que, juntamente com dois integrantes da equipe de aplicação da prova, presenciarão a abertura da embalagem de segurança onde estarão acondicionados os instrumentos de avaliação (envelopes de segurança lacrados com os cadernos de prova, CARTÕES DE RESPOSTA, entre outros instrumentos). Será lavrada ata desse fato, que será assinada pelos presentes, testemunhando que o material se encontrava devidamente lacrado e com seu sigilo preservado.

8.14 Durante a realização da prova, a partir do ingresso do candidato na sala de prova, será adotado o procedimento de IDENTIFICAÇÃO CIVIL DOS CANDIDATOS MEDIANTE VERIFICAÇÃO DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE, da coleta da assinatura, coleta da impressão digital, entre outros procedimentos, de acordo com orientações do fiscal de sala."

O que realmente aconteceu: os gabaritos não foram entregues juntamente com a prova, ficando sob posse dos fiscais, que recolheram todos os gabaritos na tentativa de colocar em ordem alfabética, ou seja, durante 3 horas tiveram acesso aos gabaritos fora da presença de qualquer candidato em uma sala a parte. Com isso, fica a grande incerteza de que gabaritos não tenham sido entregues com marcações das respostas da prova para candidatos beneficiados. Além disso, me foi entregue um gabarito com nome de outro candidato. Eu tive que riscar o nome e os documentos dele para preencher manualmente o meu. Perdemos tempo também com essa etapa ilegal durante a prova;

5 - Após o preenchimento manual do gabarito não houve nenhuma conferência do meu documento com o que eu preenchi no gabarito, assim como não vi conferirem o de ninguém da minha turma (e assim como fiquei sabendo que aconteceu em diversas outras salas). Isso retira completamente a credibilidade do processo seletivo. A IDECAN não tem como garantir que candidatos não tenham preenchido o gabarito com nome e documentos de outra pessoa, e nem mesmo a realização da prova de alguns candidatos por terceiros;

6 - TEMPO EXTRA: Não foi concedido tempo extra algum para a realização da minha prova após tantos atrasos e confusões. Tendo eu entregue o gabarito e deixado a sala faltando 5 minutos para às 12:00 horas, após o fiscal nos apressar e informar que não teríamos tempo extra. Meu local de prova foi o Centro Educacional Sigma, bloco verde, sala 11

CONCLUSÃO: Fui totalmente lesado quanto ao tempo de realização da prova, devido ao stress a que fui submetido durante o andamento da prova e as várias interrupções. Não tive o mínimo das condições previstas em edital para realizar uma boa prova e obter um resultado justo, sabendo ainda que em outras salas foi concedido tempo extra de até 30 minutos.