Por mais segurança no acesso ao IFMA Campus Alcântara

Para: Delegacia de Polícia de Alcântara, Prefeitura Municipal de Alcântara e Proprietários de terrenos na rua da Baronesa

Nos últimos meses ocorreram diversos assaltos a alunos(as) e servidores do IFMA Campus Alcântara, a maioria deles na rua da Baronesa, no trecho que vai da esquina (fundos da Igreja do Carmo) até o IFMA, principalmente nas áreas verdes e ruínas existes nessa rua, como as ruínas ao lado da igreja e capela ao final da ladeira.

Diante disso, viemos cobrar dos responsáveis providências para minimizar a ação desses marginais, como:

1) Rondas policiais mais constantes no trecho citado acima, principalmente nos horários das 07:00 às 08:00, 12:00 às 14:00, 18:00 às 20:00 e 21:00 às 22:30, que são os horários de início e término de aulas e em que há maior fluxo de alunos e servidores e especialmente a partir das 18:00, quando o risco é maior com a facilidade que a noite oferece aos marginais;

2) Vistoria policial periódica nas ruínas e áreas verdes, principalmente as situadas no trecho citado acima (ruínas ao lado da Igreja do Carmo), e das ruínas da esquina da rua Grande com Rua da Miritiua (ao lado do restaurante e pousada da Josefa) e Ruínas do Palácio Real de Alcântara (em frente à Igreja do Carmo), que sempre servem de esconderijo para os marginais, principalmente no horário noturno;

3) Melhoria da iluminação da rua da Baronesa desde os fundos da igreja até o IFMA, e do início da rua da Amargura, com colocação de postes na esquina da rua da Baronesa com rua da Amargura e luminárias ou holofotes em pontos estratégicos das ruínas;

4) Colocação de cerca, muro ou outro método de barreira em toda extensão que dê acesso a área verde, ruínas ou locais que sirvam de esconderijo para marginais nessa rua.

Sabemos que as medidas acima infelizmente não são suficientes para impedir completamente os assaltos, mas com certeza a adoção das mesmas irá inibir e diminuir as ocorrências e trazer mais segurança para alunos, servidores e toda a população local, porém as mesmas devem ser CONSTANTES, pois a interrupção ou a volta ao estado anterior traz de volta a facilidade que os marginais esperam encontrar.