Abaixo-assinado Alteração da data da prova da Defensoria Pública do Estado do Paraná

Para: Excelentíssima Sra. Defensora Pública Geral do Estado do Paraná

Após quase 24 anos de espera a Defensoria Pública do Paraná finalmente anunciou a abertura das inscrições para o seu primeiro concurso público para provimento dos cargos de Defensor Público. A decisão foi celebrada por toda a comunidade jurídica, que aguardava com ansiedade a implementação da assistência jurídica gratuita no Estado do Paraná.

Contudo, todos aqueles que se preparam com esmero para o ingresso na carreira da Defensoria Pública assistiram com certa perplexidade a definição da data da primeira fase do concurso: 5 de agosto de 2012. Esta é justamente a data da realização do certame para Defensor Público do Estado de Rondônia, cujo cronograma já havia sido anunciado há quase um mês atrás. Em razão desta avaliação, muitos futuros colegas de profissão inclusive já realizaram despesas elevadas com aquisição de passagens aéreas, pagamento de inscrição e reserva de hotéis.

Acreditamos que a troca da data da realização da primeira fase da Defensoria Pública do Estado do Paraná prestigiaria a instituição Defensoria Pública como um todo, na medida em que permitiria um certame mais concorrido e com candidatos efetivamente vocacionados à carreira.

Isto posto, acreditamos que uma alteração que antecipe em uma semana a realização do certame, ou postergue em duas semanas (permitindo também a não colidência de datas com a segunda fase da Defensoria Pública do Acre a ser realizada no dia 12-08), está em consonância com o interesse público que deve orientar a realização desta seleção, qual seja, selecionar o maior número de vocacionados e aptos ao exercício da carreira.

Atenciosamente