Abaixo-assinado para Retificação do EDITAL Nº 001/2012, de 26 de Março de 2012 para o cargo Professor Substituto de Desenho no Processo Seletivo Simplificado do CEFET/RJ

Para: Diretor Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Coordenação de Concursos (CCONC)

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2012

Os cidadãos abaixo-assinados solicitam ao Diretor Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e à Coordenação de Concursos (CCONC) a retificação do EDITAL Nº 001/2012, de 26 de Março de 2012 para o cargo Professor Substituto de Desenho no Processo Seletivo Simplificado, em virtude dos seguintes motivos:

1 - O Curso de Licenciatura em Educação Artística (Habilitação em Desenho) é um dos mais tradicionais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É reconhecido por Instituições de Ensino de renome, como o Colégio de Aplicação da UFRJ e o Colégio Pedro II, além da própria FAETEC. A formação oferecida na habilitação Desenho visa o conhecimento da Geometria (Plana e Projetiva) e sua aplicação didática, tanto na educação básica quanto no ensino superior.

2- O Curso de Licenciatura em Educação Artística (Habilitação Desenho) oferece um elenco de disciplinas teórico-práticas e forma Professores de Desenho habilitados a ministrarem aulas como Geometria Descritiva, Desenho Geométrico, Desenho Arquitetônico, Desenho Técnico, Perspectiva, Desenho de Máquinas, Peças e Móveis.

3- Além do Curso de Licenciatura em Educação Artística (Habilitação Desenho), a Escola de Belas Artes da UFRJ possui a Especialização Lato Sensu em Técnicas de Representação Gráfica, o único curso de Pós-Graduação no âmbito do Estado do Rio de Janeiro que há vários anos qualifica Professores de Desenho e colabora na produção de pesquisas na área de Educação Gráfica.

Diante do exposto, solicitamos que a Comissão Organizadora do referido Concurso inclua a Formação/Titulação “Licenciatura em Educação Artística (Habilitação Desenho)” como um dos pré-requisitos para a participação do atual Processo Seletivo e do porvir.