Abaixo-assinado Ausências e descaso do Professor Pedro Bernardini

Para: Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina

Este abaixo-assinado tem como objetivo agrupar as assinaturas dos alunos que testemunharam o descaso do aviso prévio da falta de comparecimento, além das ausência mal justificadas por parte do Dr. Pedro Amadeo Nannetti Bernardini, professor da matéria Tópicos Especiais em Fabricação IV da Engenharia Mecânica da UFSC. Por vezes o então professor enviava e-mails poucos minutos antes de começar a aula, ou mesmo já tendo começado, às vezes sem qualquer razão, e tudo isso em uma frequência além do que se espera de aceitável.

O quadro final eram estudantes indo para a sala na constante dúvida se haveria aula ou não e que por muitas vezes, vendo o seu tempo desperdiçado. As mensagens do fórum de graduação deixam expostas claramente esse problema. A falta de frequência é tamanha que, se as regras fossem aplicadas assim como o são para o corpo discente, aquele estaria em uma situação limite de ausências permitidas, senão, reprovado por frequência insuficiente na disciplina. Se não bastasse, o mesmo professor professor fez questão de apagar as mensagens que o enviou para o fórum graduação, mostrando falta de transparência nas atitudes para com os estudantes.

Todos os integrantes da universidade devem responder pelos seus deveres e exercerem os seus direitos. Essa é base do regimento de toda cidadania. Este abaixo-assinado objetiva assegurar isso.

PS: Segue abaixo o link do arquivo contendo as mensagens enviadas pelo professor para o fórum da matéria nos dois últimos semestres.