Abaixo-assinado ALTERAÇÃO DO TRAFEGO NA RUA JOSE TOTORA EM SOROCABA - U R G E N T E - Esta virando continuação da Raposo Tavares e, PISTA DE CORRIDA - TEMOS QUE DESVIAR TAL TRANSITO

Para: PREFEITURA DE SOROCABA / URBES/ IMPRENSA

A PREFEITURA DE SOROCABA / URBES

Houve recentemente mudança da mão de direção das ruas paralelas, e ainda aumentou o fluxo de veiculos inclusive caminhões, que agora transitam em alta velocidade, com barulho intenso, inclusive os veiculos das ruas com alteração de mão, passaram a fazer uso da Rua José Totora - Sorocaca

Ocorre que os veículos que saem da Raposo tAvares, esta desembocando na referida rua, e para ter acesso a Rodovia também , ocasinando um fluxo intenso como de caminhões a noite inteira., e além de veículos que também transitam a noite com o son ligado no último volume., Além de a rua josé totora não ter RADAR.

Á rua esta com caráter de Rodovia., e com o agravante que nas rodovias existe um recuo para as habitações lá existentes, e no caso em tela sequer há esse recuo.

Além do barulho insuportável, há trepidação das casas, onde algumas já apresentam rachaduras, inclusive com aumento de poeira., ocasionando problemas respiratórios, pois o ar local fica altamente poluido, afetando sobremaneira a saude das familias que residem na referida rua.

Ainda há legislação acerca de todo esses ruidos que poluidores que afetam a saúde dos moradores locais

que algumas delas são:

Atualmente, a emissão irregular de ruídos e sons passou a ser um dos principais problemas dos centros urbanos, em especial os ruídos originados de veículos por seus equipamentos – motor, surdina, buzina, alarme, similares - ou aparelhagem de som, tanto comercialmente, como no lazer.

Vários estudos demonstram que a emissão de ruídos provoca malefícios à saúde humana, causando distúrbios físicos e mentais. Ainda mais: a própria emissão irregular de ruídos, ou sons ocasiona perturbação à segurança viária, ao sossego público e ofende o meio ambiente, afetando o interesse coletivo e difuso de um trânsito seguro e da qualidade de vida.

Dependendo da intensidade, os sons ou ruídos podem causar desatenção e perturbação aos sinais sonoros de trânsito (ordens dos agentes de trânsito; dispositivos de alarme de veículos de emergência e segurança – art. 29, VI; sinais de advertência de outros veículos – art. 41), bem como provocar o estresse, distúrbios físicos, mentais e psicológicos, insônia e os conhecidos problemas auditivos (perda da capacidade auditiva mínima até a surdez), com reflexos diretos nas relações viárias e humanas.

Diversas normas tratam do uso regular e da quantidade de ruídos e sons para a convivência saudável do ambiente, sendo ele emitido no trânsito (art. 1º, § 1º, do Código de Trânsito Brasileiro) ou não, advindo esta proteção desde a Constituição Federal (art. 225 c/c art. 1º, §5º do CTB) até leis Municipais específicas.

Entretanto, mesmo com todos estes malefícios da emissão irregular de ruídos e com vasta legislação para o combate destas condutas, percebe-se um notório aumento de pessoas utilizando seus veículos com instrumentos ou aparelhagem de som desrespeitando os níveis máximos de ruídos e ocasionando, no mínimo, prejuízo à segurança viária e, na maioria das vezes, desconforto, indignação e descrédito no cumprimento da legislação.

O transito proveniente da Raposo Tavares, deverá ter outro destino e não a Rua josé totora, tanto para saida como acesso, inclusive caminhões devem ser proibidos na referida rua, pois devido ao acesso ´trafego deles aumentou consideravelmente, causando prejuizos irreparáveis a população local.

O onibus deverá ter ser trajeto ao menos desvido ou para ir ou para vir., pois transita em altíssima velocidade. e com grande ruido.

É uma rua de bairro., e existem moradores., que devem ser respeitados quanto a sua qualidade de vida.

Vilma Peres Magalhaes