Abaixo-assinado Farra do Boi em Santa Catarina Continua Apesar de Ilegal

Para: Presidente da República; Supremo Tribunal Federal, Governador de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ibama

A Organização Bem-Animal (OBA!) vem recebendo e-mails e telefonemas de moradores dos bairros Pantanal e Córrego Grande alertando que a Farra do Boi está acontecendo nestes locais regularmente. A data da próxima Farra já está marcada, próximo sábado, dia 18/12.
Imploramos para que a mídia local comece uma série de reportagens mostrando a impunidade dos farristas e cegueira das autoridades catarinenses. Vivemos numa terra sem lei...
"Florianópolis, sábado, 20 de novembro, dez horas da noite. Duas ativistas sobem o morro do bairro Pantanal, escoltadas por um carro policial exibindo um fuzil fora da janela. A rua é estreita e a iluminação é ruim, o carro acelera roncando contra a gravidade na subida íngrime. No topo do morro, dezenas de pessoas se preparam para espancar, queimar, cortar, torturar um boi aterrorizado. Não, a Farra do Boi não acabou com a lei, e não, ela não acontece só na semana santa.
As duas jovens, que preferiram permanecer anônimas, receberam uma ligação no sábado a noite, denunciando a farra e dizendo que outras foram realizadas na mesma semana. Sabendo que apenas ligar para a polícia não seria suficiente, pegaram o carro e foram até o posto policial mais próximo, onde pediram escolta pra subir o morro. O que elas ouviram do policial foi: “Mas o que a senhora quer que a gente faça?”
Argumentando que a farra é crime e ameaçando subir sem escolta, as duas ainda ouviram os policiais dizerem que não tinham o que fazer. “Vocês vão ver. Vamos perguntar quem é o dono do boi e o dono não vai aparecer, aí o boi vai ficar solto porque a gente não tem carreta. Isso acontece todo dia.”
Indignadas e determinadas a salvar o animal, acabaram conseguindo a escolta. Os policiais subiram na frente e desceram no aglomerado de farristas, que confessaram que teria a farra, mas que o boi ainda estava a caminho. Os policiais desceram o morro com a desculpa de que tinham outras ocorrências para atender e os farristas se dispersaram.
Como o número de ligações e denúncias foi alto, uma viatura de outro posto policial foi enviada. As duas ativistas continuaram em contato com a polícia, que descobriu outra farra acontecendo no bairro Córrego Grande, mas não divulgou o endereço. Eles também não quiseram passar o resultado da operação nem dizer se o boi chegou ou foi resgatado."
A sociedade precisa se mobilizar para que esta barbárie não aconteça. Nunca mais!
Portanto, as pessoas que concordam que as autoridades devem dar um basta nessa prática cruel e ilegal, subscrevam seus abaixo-assinados.
Muito Obrigado.