Antecipação das obras para implantação do Corredor Metropolitano Oeste na Av. Vital Brasil e trecho da Av. Corifeu e remanejamento dos pontos de ônibus no entorno da Estação Butantã do Metrô.

Para: Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU; São Paulo Transportes – SPTrans; Companhia de Engenharia de Tráfego – CET; Subprefeitura do Butantã

Solicitamos o REMANEJAMENTO DOS PONTOS DE PARADAS de ônibus urbanos no entorno da ESTAÇÃO DE METRÔ BUTANTÃ para as proximidades do cruzamento com a Rua Pirajuçara e a ANTECIPAÇÃO DAS OBRAS PARA IMPLANTAÇÃO DO CORREDOR DE ÔNIBUS (Corredor Metropolitano Oeste) para o trecho entre a Av. Corifeu de Azevedo Marques (a partir da Av. Benjamim Mansur em direção à Av. Vital Brasil) até o final da Av. Vital Brasil.

Justificativa para remanejamento dos pontos de parada dos ônibus para as proximidades do cruzamento com a Rua Pirajuçara:

A Estação de Metrô Butantã, inaugurada em 28/03/2011, tornou-se um local de grande atratividade de pessoas. Desde então, uma parcela significativa dos usuários das linhas de ônibus que passam pela Av. Vital Brasil desembarcam nos pontos próximos a Estação Butantã para utilizarem os serviços do Metrô. Esses usuários precisam caminhar por mais de 300m e ainda atravessar o cruzamento da movimentada Rua Camargo, gastando em média mais de 5 minutos no trajeto parada do ônibus – Entrada da Estação (sem contar o tempo necessário para chegar até a plataforma de embarque do trem). Além disso soma-se os incômodos gerados nos dias de frio e chuvas e o fato de alguns usuários serem de pessoas de idades e mulheres gestantes ou com crianças.

Com a mudança dos pontos de parada para as proximidades do cruzamento com a Rua Pirajaçara (máximo 50 metros), o tempo de deslocamento se reduzirá sensivelmente, facilitará o acesso e aumentará a segurança dos usuários.

Justificativa para antecipação das obras para o corredor de ônibus:

No horário de pico pela manhã, o percurso em ônibus do trajeto da Av. Corifeu de Azevedo Marques, a partir da Av. Benjamin Mansur, até o final da Av. Vital Brasil (por volta de 2,5 km) chega a consumir 25 minutos, enquanto que em condições de fluxo livre não ultrapassa 10 minutos. À noite no fluxo contrário a situação também é de lentidão e de fluxo intenso.

Está em implantação o Corredor Metropolitano Oeste, corredor de ônibus que passará pelas cidades de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco, terminando na Estação Butantã do Metrô. Em São Paulo, passará pelas avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Vital Brasil.

Pelas notícias divulgadas na impressa o trecho paulista ainda está em fase de levantamento de dados e projeto. E só se tornará realidade em meados de 2014.

Entendemos que alguns trechos, como o da Av. Corifeu entre a praça Elis Regina e a Av. Eiras Garcia inevitavelmente, demandarão desapropriações para alargamento da via e terão alto custo e demorarão para serem implantados.

Entretanto, o trecho de cerca de 2,5km entre a Av. Corifeu de Azevedo Marques (a partir da Av. Benjamim Mansur em direção à Av. Vital Brasil) até o final Av. Vital Brasil já possui largura suficiente para a implantação em prazo e custo relativamente baixo - exigindo poucas intervenções (construção de plataformas e sinalização) - de um corredor de ônibus que traria de imediato um grande beneficio.

A implantação do corredor de ônibus no trecho citado possibilitará aos ônibus uma circulação mais fluída, livre de congestionamento, e permitirá a redução significativa do tempo de viagem além de propiciar uma frequência mais regular dos ônibus.