Abaixo-assinado PELO SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA DO AMAPÁ FORA ZÉ MIGUEL

Para: Governador do Estado do Amapá Carlos Camilo Góes Capiberibe

Após 08 meses á frente da Secretária Estadual de Cultura do Amapá, José Miguel de Souza Cyrillo, “o vida boa”, ainda não disse a que veio. Todas as ações capitaneadas pelo mesmo foram um verdadeiro vexame. As vaidades pessoais e os interesses politiqueiros em momento algum foram deixados de lado, e o desmontar do palanque, amplamente difundido por ele e pelo governador eleito, continua imponente, e servindo de critério para a distribuição do escasso recurso publico destinado ao fazer cultural.
Em sua chegada fomos pegos de surpresa com a não realização do desfile oficial das escolas de samba do Amapá, deixando desempregados: costureiras, grafiteiros, ferreiros, soldadores, artistas visuais e outros profissionais que vêem no carnaval uma oportunidade de melhorar seus rendimentos. Mais adiante, vimos a SECULT – AP articular em seu gabinete um racha na quadra junina, ressuscitando uma antiga entidade já conhecida no meio cultural pelos inúmeros escândalos protagonizados. Vale ressaltar que um dos dirigentes da entidade beneficiada, é funcionário da mesma SECULT – AP, que ao ser questionado em audiência publica na Assembléia Legislativa, negou seu vinculo com a entidade. Porém, não parou por aí os atropelos na quadra junina, pois construir uma arquibancada e um palco no sambódromo é no mínimo brincar com dinheiro publico, pois lá se encontra um palco de aproximadamente 200Mt quadrados e uma arquibancada para aproximadamente 15.000 (quinze mil) pessoas.
Na Festa de São Tiago vimos mais uma vez a SECULT - AP financiar o desmonte das instituições que não comungam de seu pensamento retrogrado. A Prefeitura de Mazagão, maior interessada não emancipação da festa ficou de fora do planejamento e da execução do evento em seu próprio quintal. Enquanto o PSB-AP se empenhava em fazer campanha política antecipada e promoção pessoal com dinheiro publico.
Não bastassem as divergências políticas entre governo e Prefeitura de Macapá, eis que arquitetada mais uma vez às escondidas nos gabinetes da SECULT – AP, resolve – se medir forças, e no meio do fogo cruzado quem?...Nós artistas, que sequer fomos contratados para abrilhantar o evento com o argumento de que os recursos eram poucos, no entanto, o evento se encerrou com um MEGA SHOW da Banda ANGRA. Vale ressaltar que os poucos que chegaram a se apresentar foram escolhidos única e especificamente pela cor de suas bandeiras políticas.
Edital?! ?...Pra quê?
E de tanto batermos na questão dos editais públicos de fomento à cultura e às artes, fomos presenteados com o edital da Expo – Feira, pena que foi presente de grego, pois mal elaborado e cheio de vício, como todas as ações da SECULT – AP até o presente momento, o mesmo não reflete as necessidades e anseios da classe produtora local, pois foi concepcionado sem a participação popular, negando a existência de um conselho de cultura eleito pelo voto popular, responsável pela fiscalização, normatização, deliberação e orientação das atividades cultural de todo o estado.
Tudo o que precisamos para atribuir cidadania aos trabalhadores de cultura desta terra, é a adesão do Estado do Amapá ao Sistema Nacional de Cultura - SNC, e a construção de um sistema estadual com participação popular, que garanta transparência e controle social ao processo, e não da forma que a SECULT – AP e seu secretário ZÉ MIGUEL querem, construído por burocratas e levantadores de bandeiras às escuras, na calada da noite em um dos gabinetes desta, que é a menor secretaria de estado, possui o menor orçamento, e a que mais tem sido denunciada em seus 08 (oito) meses de governo.
Por estes e por muitos outros motivos é que pedimos a exoneração imediata do despreparado José Miguel de Souza Cyrillo da Secretaria Estadual de Cultura do Amapá, sua permanência implica em retrocesso nos poucos avanços conquistados ao longo dos últimos 10 (dez) anos, como a reestruturação do Conselho Estadual de Cultura, extinto no primeiro mandato do governo PSB – AP, a unificação do movimento cultural do estado e o inicio das discussões acerca da implementação do Sistema Nacional de Cultura SNC.
FORA ZÉ MIGUEL-VIDA BOA, É PARA TODOS!!!