Abaixo-assinado Carta à deputada Lauriete pedindo redução das cotas parlamentares

Para: Deputada federal Lauriete, do PSC/ES

Olá, senhora deputada Lauriete. É com muita esperança e otimismo que escrevemos essas palavras. É um texto extenso, mas gostaríamos que a senhora o lesse com carinho, pois são palavras que buscam expressar nosso anseio por um país mais justo e digno.
Infelizmente, nos acostumamos a ver, ler e ouvir praticamente todos os dias notícias de escândalos políticos, desvios de dinheiro e corrupção. São males cruéis e vergonhosos que devemos combater com toda força. Contudo, outro fato que, se não criminoso, é tão vergonhoso quanto, são, a nosso ver, as regalias parlamentares.
Nós, brasileiros que trabalhamos diariamente para conseguir nosso sustento, convivemos a todo o momento com dificuldades em diversas áreas: saúde, alimentação, saneamento e até falta de trabalho. São dificuldades pelas quais passam ou já passaram quaisquer povos de qualquer país pelo mundo. Lutamos e trabalhamos para que a situação de forma geral melhore.
O salário mínimo está distante de ser suficiente para pagarmos as despesas básicas do dia a dia. Pagamos impostos altíssimos e, o mais triste, vemos o dinheiro desses impostos sendo gasto de forma equivocada ou até mesmo criminosa.
Os deputados federais, todavia, recebem salário mensal muitas vezes maior do que o montante que a maioria dos brasileiros conseguiria acumular com um ano de salário mínimo. Além disso, nossos representantes na Câmara Federal contam com as cotas parlamentares, que fazem praticamente dobrar o salário de um parlamentar.
Não consideramos justo, deputada, num país com tantas dificuldades com urgência de serem resolvidas, usar nosso dinheiro para pagar um valor tão alto em cotas parlamentares. Chega a ser uma ofensa à população desse país. Com um salário tão alto, um parlamentar precisa mesmo de cotas tão elevadas para trabalhar? Não seria honroso, neste mesmo país que vive tantas mazelas sociais, que nossos representantes abrissem mão de parte de seus ganhos exagerados para investir essa quantia nas áreas que atendessem às urgentes necessidades de seu povo?
Nós acreditamos que sim, deputada. Acreditamos que os ganhos parlamentares são uma ofensa à população que sequer sonha em ganhar a quantia que recebe por mês um deputado federal. Mesmo que não tivéssemos tantas crianças morrendo de fome, de doenças fáceis de tratar quando se tem remédios básicos. Mesmo que não tivéssemos inúmeros casos de desvio de dinheiro nosso, mesmo que não víssemos casos e mais casos de negociatas de votos em detrimento do nosso próprio bem. Ainda assim, um salário e cotas parlamentares tão altos seriam discutíveis.
O que queremos pedir à senhora, como nossa representante e mulher de bem, é que proponha reduzir as cotas parlamentares pela metade. Sabemos que tal redução é uma questão de vontade política. Nós vemos a política como forma de nos organizarmos para cuidar uns dos outros e não achamos que o sentido verdadeiro desse termo seja muito diferente do que pensamos. É por isso que pedimos à senhora que proponha, na forma como determina a lei, o que pedimos.
Talvez não consigamos imaginar com clareza toda a dificuldade que a senhora enfrentará ao propor a redução dos ganhos de nossos representantes. Porém, estamos convictos de que o que pedimos é algo viável e que depende apenas da vontade e do bom senso dos parlamentares.
Nós a apoiaremos nesta causa, deputada. Divulgaremos, participaremos dos debates e opinaremos com esforço para ver esta luta vencida e, acima de qualquer outra coisa, termos um país melhor e mais justo. Se não somos muitos agora, estamos certos de que a senhora contará com o apoio de toda a população brasileira quando ela tomar conhecimento da proposta. E nós sabemos, deputada, que nossa opinião, a opinião pública, é de grande valor.
É com grande esperança e respeito que assinamos esse pedido. Temos, neste país, inúmeros outros problemas para resolver, mas, como esperamos que a senhora também acredite, reduzir os gastos exagerados do Governo e aplicar os recursos no bem da própria população é algo urgente.
Estamos contando com a senhora, deputada. Esperamos que essa seja apenas a primeira de muitas lutas por um país mais justo que travaremos juntos.
Nosso forte abraço.